sexta-feira, 21 de junho de 2019

Filme : DESLEMBRO


Cineweb


A diretora Flávia Castro, já premiada com o documentário Diário de uma Busca (2010), envereda pela ficção para contar uma história que igualmente se nutre de sua própria biografia.  Sua protagonista é a adolescente Joana (a impressionante Jeanne Boudier), filha de militantes políticos antiditadura, que cresceu no exílio, entre a América do Sul e a França, onde vive agora, com a mãe (Sara Antunes), o padrasto e seus dois meio-irmãos menores.

Em 1979, com a aprovação da Anistia, sua família decide voltar ao Brasil, para o profundo desgosto da garota. Seu país natal, finalmente, lhe é totalmente estranho. Nesse retorno, a jovem vê-se confrontada não só com os fenômenos naturais da idade, como a descoberta do próprio corpo, como com as revelações sobre o passado familiar. Afinal, seu pai biológico é um dos desaparecidos políticos do país e ela pouco sabe sobre isso - a mãe, finalmente, nunca enfrentou muito de frente esta ausência.

Com muita delicadeza, a diretora, que também assina o roteiro, desenvolve este perfil de uma família amorosa e também fraturada, que teve seus caminhos marcados a ferro e sangue pela militância política – assunto que a diretora conhece profundamente, porque foi essa sua história pessoal - Flávia também passou pela experiência do exílio, ainda criança, porque seus pais eram militantes de movimentos contra a iditadura militar. O foco está na geração da garota Joana, que cresceu sob o impacto das escolhas dos pais e teve que fazer seu próprio rumo, num país igualmente fragmentado.

Destaca-se no elenco Eliane Giardini, como a avó, que será, para a menina, uma fonte preciosa para preenchimento das lacunas soibre a figura paterna.

Neusa Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário