sábado, 13 de abril de 2019

Banda mineira Muamba é autorizada por Roberto Carlos a gravar Lady Laura


                                         foto: Sidney Corrallo/Agência O Globo)

Desde a primeira vez que cantou no rádio, aos 9 anos de idade, Roberto Carlos teve o apoio incondicional da mãe, Laura Moreira Braga (1914-2010). Em 1976, já consagrado, ele compôs, ao lado do amigo de fé Erasmo Carlos, uma canção em homenagem a ela. Lady Laura tornou-se um dos maiores sucessos do Rei, que teria escrito a letra em um momento de solidão num hotel de Nova York.

Na gravação da música, em 1978, Roberto chegou a chorar no estúdio, e a música foi repetida várias vezes. Mesmo sendo um hit, em 40 anos, a canção só foi gravada mais uma vez – pela banda de rock RC na Veia, de Dudu Braga, filho do Rei. A faixa não chegou a entrar no primeiro álbum do grupo, lançado neste ano, mas faz parte do repertório dos shows. “Fizemos até uma versão metal de Lady Laura, e o paizão gostou. Quem sabe não entra no RC na Veia - Volume 2?”, declarou Dudu, em entrevista ao Estado de Minas, em julho passado.

A banda mineira Muamba, de Juiz de Fora, tornou-se responsável pelo terceiro registro de Lady Laura, para a qual deu ritmo de ska e pop. “A gente não só conseguiu que ele (Roberto Carlos) liberasse para o single, mas agora ele também autorizou o clipe. E não cobrou pelos direitos autorais. Esse processo levou quase um ano, mas foi uma honra ter essa permissão e saber que o Roberto aprovou a nossa versão”, afirma Eminho, vocalista do Muamba.

Foi um amigo da banda, segundo Eminho, que sugeriu Lady Laura para o repertório. O Muamba conta ainda com o guitarrista Xerém, o baixista Lucas Grilo e o baterista Lucas Botti. “A galera adorou, comprou a ideia e o resultado está aí”, diz o vocalista. “Até o Dudu Braga ouviu e mandou um áudio para a gente. Ele disse que não conhecia a banda, mas adorou nosso trabalho e a música. E disse ainda que Lady Laura tinha se tornado um ‘skazinho show de bola’”, conta Eminho. Segundo a assessoria de imprensa de Roberto Carlos, o cantor só não autoriza que outros artistas gravem suas composições quando propõem mudanças na melodia ou algo que deturpe a música original.

O single do Muamba está disponível nas plataformas digitais. A produção musical é de Rodrigo Campello, vencedor do Grammy Latino de melhor produtor fonográfico 2016. O clipe foi dirigido por Márcio Moreira, da Som Livre, que propôs um roteiro que tenta atingir não só os fãs veteranos de Roberto como a nova geração. “Por isso o clipe tem uma coisa meio retrô, com cenas do passado, mostrando o garoto com a mãe, e uma parte mais atual, com a banda. Ele linka as gerações”, diz Marcelo Nader, empresário do quarteto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário