domingo, 17 de março de 2019

Bottas domina e vence o GP da Austrália de Fórmula 1 em dobradinha da Mercedes

Motor Sport                        Foto;MotorSport

Finlandês passou Lewis Hamilton na largada e chegou mais de 20s à frente do companheiro de Mercedes

Aos que esperavam um novo domínio de Lewis Hamilton
 Lewis Hamilton
44
Lewis Hamilton
Equipe: Mercedes
Nascimento: 1985-01-07 (idade {0, número})
Nacionalidade: United Kingdom
Mais informações
, seguido de Sebastian Vettel, na Fórmula 1 em 2019, pelo menos na primeira corrida do ano essa tendência foi quebrada.

Valtteri Bottas ultrapassou seu companheiro de Mercedes logo na largada para não perder mais a ponta (exceto quando parou nos boxes para trocar os pneus) e venceu o Grande Prêmio da Austrália na madrugada deste domingo, em Melbourne.

Bottas também foi beneficiado com o ponto extra pela volta mais rápida, uma das principais mudanças de regra de 2019, sendo restrita a quem terminar entre os 10 primeiros.

Com isso, o piloto da Mercedes sai da Austrália com 26 pontos na liderança do campeonato.

Ultrapassado por Bottas na largada, o pentacampeão Lewis Hamilton chegou em segundo, sendo completamente dominado pelo companheiro. O britânico optou por parar antes da 20ª volta e acabou sofrendo com o rendimento dos pneus médios, enquanto seu companheiro parou oito voltas mais tarde. Max Verstappen completou o pódio.

Essa é a primeira vitória do finlandês desde o GP de Abu Dhabi, em 2017, totalizando agora quatro na sua carreira.

A corrida soberana vem em bom momento para Bottas, que teve um 2018 péssimo, sem vitórias e apenas em quinto no Mundial, sendo pressionado na equipe Mercedes.

A principal decepção das equipes de ponta foi a Ferrari. Depois de dominar a pré-temporada, a escuderia se viu 0,7s atrás da Mercedes no treino de definição do grid e sequer chegou ao pódio na corrida de abertura, ficando em quarto e quinto, com Sebastian Vettel e Charles Leclerc, respectivamente.

Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Kimi Raikkonen, Lance Stroll e Daniil Kvyat, respectivamente, completaram o Top 10.

A Corrida

Logo na largada, Bottas pulou à frente de seu companheiro de equipe e assumiu a ponta da corrida. A esperança da casa se foi quando Daniel Ricciardo, ainda na reta, perdeu a asa dianteira por conta de um desnível na grama, onde ele foi para se desviar de uma Force India no começo.

Ricciardo abandonou na metade da prova, mantendo a sequência de nunca um piloto australiano ter chegado ao pódio no seu GP local.

O primeiro abandono da temporada foi de Carlos Sainz, que logo na volta 11 viu seu motor Renault da McLaren o deixar na mão.

Romain Grosjean também abandonou a prova em um episódio que pareceu repetição de 2018. A roda dianteira esquerda do francês se desencaixou na última curva algumas voltas depois dele parar no pit para a troca de pneus.

Hamilton e Vettel foram os primeiros ponteiros a parar, trocando os pneus macios pelos médios, antes da 20ª volta. Os dois acabaram sofrendo com os compostos, enquanto seus rivais pararam mais tarde.

Vettel não suportou a pressão de Max Verstappen, enquanto Hamilton segurou o piloto da Red Bull.

Enquanto isso, Bottas seguiu voando sem ser pressionado na frente e garantiu a vitória até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário