quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

“Central do Brasil” ganha sessão especial e nova edição em DVD para comemorar 20 anos


Depois de passar pela Mostra de Cinema de São Paulo e Festival do Rio, o longa brasileiro Central do Brasil, de Walter Salles, terá uma sessão no Instituto Moreira Salles de São Paulo (Avenida Paulista, 2424), no próximo dia 22, às 19 horas, com ingressos a R$8.

O longa foi restaurado com o apoio do CNC, o Centro Nacional de Cinematografia francês, e da coprodutora francesa MACT. Pela VideoFilmes, o trabalho foi coordenado por Maria Carlota Bruno, diretora da produtora. O restauro e a marcação de luz da primeira cópia do filme em 4K foram realizadas no laboratório francês Éclair, e supervisionados pessoalmente pelo diretor. A versão digitalizada do filme respeita o formato panorâmico (2.35) em que foi filmado por Walter Carvalho, em Super 35.

O filme conquistou mais de 50 prêmios internacionais, entre eles destacam-se: no Festival de Berlim, de 1998, o Urso de Ouro, e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro; além disso, foi consagrado como Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA, em Londres, e no Globo de Ouro, em Los Angeles. O longa recebeu ainda duas indicações ao Oscar, em 1999: melhor filme em língua estrangeira e melhor atriz.

Além das exibições especiais em cinema, Central do Brasil foi reeditado em DVD, extras como o documentário Socorro Nobre, também dirigido Salles (1995, 23’) e fotos da filmagem feitas pelo diretor, Walter Carvalho, Paula Prandini e Ricardo Sá. O lançamento do longa em Blu Ray está previsto para o próximo ano.

Central do Brasil também ganhou um site novo (www.centraldobrasil.com.br), resgatando textos do diretor e críticas publicadas na época do lançamento nos cinemas, em 1998. E ainda, um novo cartaz inspirado na peça utilizada na estreia original do longa na França há 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário