quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Estreia: O Sacrifício do Cervo Sagrado




- Um dos diretores gregos mais prestigiados no cenário internacional, Yorgos Lanthimos oferece aqui seu filme mais duro. Com um rigor implacável, ele compõe o drama da família do cirurgião cardiovascular Steven Murphy (Colin Farrell) ao ser confrontada com a expiação de um erro do patriarca.

Premiado em Cannes 2017, o roteiro, como nos filmes anteriores do diretor – “Dente Canino” (2009), “Alpes” (2011) e “O Lagosta” (2015) -, é assinado a quatro mãos por Lanthimos e Efthymis Filippou e impregnado de tragédia grega. No caso, a de “Ifigênia”, de Eurípides, cujo tema explica o título do filme.

A ideia de sacrifício vai se evidenciando à medida que ficam claros os motivos do relacionamento entre o médico e um adolescente de 16 anos, Martin (Barry Keoghan), cujo pai morreu em cirurgia de Steven, alguns anos atrás.

A princípio, Steven acolhe o rapaz, inclusive em sua casa, junto a sua mulher, Anna (Nicole Kidman), uma oftalmologista, e seus filhos, Kim (Raffey Cassidy) e Bob (Sunny Suljic).

Na cabeça de Martin, trata-se de um jogo de substituições que, não sendo aceito em seus termos, leva-o a transformar-se num perturbador agente de vingança. Como sempre nos filmes de Lanthimos, introduz-se um elemento fantástico, aqui a misteriosa doença que acomete os filhos do casal de médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário