quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Estreia: No Intenso Agora | TRAILER




 Onze anos depois do premiado documentário ”Santiago” (2006), em que traça o perfil de um mordomo de sua família, João Moreira Salles volta ao cinema. Uma parte de sua história pessoal percorre também “No Intenso Agora”, documentário premiado em festivais na França, Japão e Chile, que tem como ponto de partida imagens colhidas por sua mãe, Elisa, na China, numa viagem em 1966, encontradas por acaso 40 anos depois.

Se os filmes deixados por Elisa são o pretexto inicial, na verdade eles não ocupam mais do que uma pequena parte deste documentário que, ao contrário de “Santiago”, baseia-se exclusivamente em materiais de arquivo. Fazendo uma associação do material filmado pela mãe, numa China em plena Revolução Cultural, a outros momentos históricos de intensa transformação, o cineasta escolhe sequências colhidas em Maio de 1968 na França e na Primavera de Praga na então Tchecoslováquia, nesse mesmo ano.

A montagem de Eduardo Escorel e Laís Lifschitz e a narração do próprio Moreira Salles organizam este denso material, criando ligações e traçando uma reflexão profunda sobre a instabilidade do tempo e da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário