terça-feira, 25 de julho de 2017

Somos mais consumistas em dias ensolarados, diz estudo



Antena News                      Foto:News divulgação


Mudanças no tempo afetam tanto seu humor quanto seu comportamento a ponto de mudar também seu hábito de consumo. Foi o que concluiu um grupo de pesquisadores de Beijing, na China.

Para tirar a prova, eles reuniram 6 milhões de usuários de smartphones de 344 cidades ao redor da China. Para cada cidade, registraram as condições climáticas hora a hora. Através de SMS e propagandas nos aplicativos, os pesquisadores ofereceram aos usuários promoções para dois tipos de produto – ebooks e streaming de vídeo, tipo Kindle e Netflix.

Em dias ensolarados, as promoções tinham 20 por cento mais compradores interessados do que em dias nublados. As pessoas também se demonstravam mais impulsivas na hora da compra: os clicks no anúncio viram 73 por cento mais rápido quando o Sol estava brilhando lá fora.

Já a chuva diminuía o interesse na compra: o número de interessados nos dois produtos caía 10 por cento em relação ao dia nublado e, quando aparecia um comprador, ele levava mais tempo para clicar no anúncio.

A pesquisa abriu espaço para uma conclusão interessante: o tempo lá fora pode te deixar mais feliz – e consumista – simplesmente por te surpreender. Se o dia acabar sendo mais agradável do que estava previsto, surge um aumento considerável no interesse pelos produtos anunciados.

Novos estudos precisam ser feitos em outros lugares do mundo para entender se a cultura não influenciou nos resultados, nem se foi mera coincidência. Mas os resultados têm sua lógica: quando tudo parece bonito e colorido, fica mais difícil resistir à ideia de se dar um agrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário