terça-feira, 12 de abril de 2016

Usuários publicam menos conteúdo pessoal e preocupa o Facebook


FolhaPress

O 1,6 milhão de usuários do Facebook vêm postando menos sobre suas vidas pessoais e compartilhando mais conteúdo de terceiros -como notícias, memes e vídeos. É o que apontam dados confidenciais da empresa divulgados pelo "The Information", um site sobre notícias de tecnologia.

Os números mostram que, enquanto o total de compartilhamentos vem caindo, em média, 5,5% ao ano, o compartilhamento de conteúdo original cai 21% a cada ano.

Dentre os usuários ativos do app, apenas 39% postam conteúdo original semanalmente; destes, 6% já vêm direcionando os posts a um grupo específico de amigos, e não a todo o feed. As informações se referem ao período que vai a até meados de 2015.

Ainda segundo o "The Information", um dos funcionários familiarizados com a situação conta que o motivo para tal comportamento é o aumento do número de amigos de cada usuário. A grande "audiência" da rede social teria feito pessoas migrarem posts de cunho pessoal para plataformas com menor audiência, como o Snapchat e até mesmo o Instagram -que pertence ao próprio Facebook.

FIM DA REDE?

O comportamento pode ser prejudicial ao Facebook, pois a falta de posts pessoais pode afastar o usuário das redes. Se a timeline se tornar um simples feed de notícias e memes, há dúvidas sobre a frequência com que as pessoas se sentiriam motivadas a visitar o site.

Por isso, no ano passado, o Facebook reuniu uma equipe em Londres responsável por ajudar a conter a queda no conteúdo original postado. Foram tomadas medidas como um novo desenho do aplicativo para celulares, que tornou os posts mais fáceis de serem feitos.

Outro exemplo é o recurso "Neste Dia", lançado no ano passado e que relembra os usuários de datas comemorativas e recordações ocorridas em determinada data, incentivando-os a compartilhar o ocorrido.

A ação mais recente do Facebook nesse sentido inclui a expansão do Live Video a todos os usuários. A ideia é que, com a ferramenta para produção de vídeos ao vivo, os usuários se sintam encorajados a usar o Facebook para compartilhar momentos pessoais -de forma semelhante ao que ocorre com o Snapchat.

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