segunda-feira, 11 de maio de 2015

Reinaldo veta projeto que incentiva emissão de nota de fiscal

Correio do Estado

Programa de Cidadania Fiscal foi vetado, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), sob argumento de incontitucionalidade. A medida, proposta pelos deputados estaduais Marquinhos Trad (PMDB) e Zé Teixeira (DEM), tinha por objetivo estimular a emissão de nota fiscal pelo contribuinte com possibilidade de concorrer a prêmios.

No Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (11), o governador pontuou que “ao pretender obrigar que o Poder Executivo desenvolva e coordene as atividades descritas […] acaba por afrontar a iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo”. O veto ainda cita parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) em caso de inconstitucionalidade de lei que previa leitura de periódicos nas salas de aula do Estado de Alagoas.

Conforme o projeto dos deputados, a intenção do programa era conscientizar o contribuinte a solicitar a nota fiscal no ato da compra se identificando pelo número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), podendo concorrer posteriormente a prêmios em bens e dinheiro. A proposta é semelhante a Nota Fiscal Paulista, onde o contribuinte do Estado de São Paulo recebe créditos relativos ao imposto declarado na nota fiscal.

O veto foi encaminhado a Assembleia Legislativa, que analisará por sua manutenção ou derrubada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário