quinta-feira, 7 de maio de 2015

Insuficiência cardiaca mata 50 mil pessoas por ano

Veja

A insuficiência cardíaca mata 50.000 brasileiros por ano, de acordo com o primeiro estudo nacional sobre a doença. O dado é o dobro do registrado pelo Ministério da Saúde e pode revelar falha no diagnóstico, diz o cardiologista Denilson Albuquerque, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenador da pesquisa.

A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração de bombear sangue em quantidade necessária para o organismo. As consequências são o acúmulo de líquidos, até nos pulmões (edema pulmonar agudo), falta de ar e cansaço extremo, entre outros sintomas. Para entender a doença, pesquisadores de 51 centros médicos de todas as regiões do país acompanharam por um ano 1.263 pacientes - 12,6% morreram nos hospitais.

O DataSUS registrou, em 2012, 26.694 mortes, o que equivale a 6% das internações. "O que pode haver é desconhecimento do quadro. Em alguns hospitais, não há cardiologista no plantão. O profissional confunde o edema pulmonar com pneumonia, por exemplo", afirmou Albuquerque.


Sem diagnóstico correto, o paciente não recebe a orientação adequada. O Breath (Brazilian Registry of Acute Heart Failure), como o es

Nenhum comentário:

Postar um comentário