terça-feira, 11 de novembro de 2014

Campo Grande será sede da Feira Internacional de Literatura em 2015



Campo Grande será sede no próximo ano da Feira Internacional de Literatura que reunirá as mais diversas manifestações culturais em só um espaço: o complexo da Esplanada Ferroviária. O lançamento da Feira aconteceu no último dia 03, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico/MS, na Casa da Esplanada, com a presença de representantes da classe cultural e autoridades. A feira está programada para acontecer nos dias 26 a 28 de fevereiro e 1º de março de 2015. Nesse período Campo Grande irá receber manifestações artísticas de mais de 17 países da Europa, África, Ásia e das Américas. Como foco estará o tema a cultura da paz.

A idealizadora da Feira, a presidente da Associação Internacional dos Poetas, Deslanieve Daspet apresentou ao grupo presente a importância do evento para a arte e para a cidade de Campo Grande. Estarão reunidas no bojo da literatura as artes da dança, da música, do cinema, das artes plásticas, do folclore e do artesanato, entre outras. “Esse é um sonho que se transformou em projeto e que, agora, vai acontecer em Campo Grande. Vamos trazer a cultura do mundo para Campo Grande e mostrar a nossa ao mundo. Sem apoio, teríamos dificuldade de concluir esse projeto e, por isso, quero agradecer ao prefeito Gilmar Olarte que esteve sensível aos nossos sonhos e vislumbrou a relevância da Feira, que é colocar Campo Grande e Mato Grosso do Sul no cenário mundial da cultura”, disse a presidente.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Juliana Zorzo, destacou a grande expressão da Feira que vai receber artistas de várias partes do mundo. A diretora da Fundac, que representou o prefeito Gilmar Olarte na solenidade, salientou que Campo Grande vai se transformar em um palco cultural . “Será um momento de troca de experiências e de muitas atividades culturais, o que é bom para o artista e para a população”, ponderou reafirmando o apoio da Fundac à iniciativa.

A Feira prevê a participação de cineastas, poetas, escritores, artistas plásticos, artesãos, músicos e muitas atrações culturais. “Teremos roda de bussines com a interação de negócios e cultura, gastronomia, jogos de animação e de educação, salas para leitura, palestras, debates, espaço livre para a manifestação dos artistas, inclusão social com livros em braile e muitas outras atividades culturais”, pontuou.

Durante o evento, foi apresentada a logomarca da Feira e anunciado que em breve a Feira já terá o portal virtual que trará mais informações. O evento contou com a presença da escritora Maria da Gloria Sá Rosa, homenageada na ocasião, e do vereador Eduardo Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário