domingo, 22 de setembro de 2013

BMW !3 com design futurista é o primeiro modelo 100%

Correio do Estado
Uma das sensações do Salão Internacional de Frankfurt foi, sem dúvidas, o BMW I3, o primeiro carro 100% elétrico da montadora alemã. A aposta no veículo é tão grande, que o modelo ocupou posição de destaque no estande da marca. No centro de convenções, onde foi realizado o evento, a BMW colocou alguns I3 à disposição dos jornalistas para que pudessem dar uma volta no carro. O Correio do Estado pegou carona em um dos I3. O serviço de carona contou ainda com explicação do motorista sobre o funcionamento do carro e algumas demonstrações como arrancada e freio.
O carro chega a Europa ainda neste ano, a partir de € 35.500 (cerca de R$ 105.000, sem contar nossos impostos), mas a divisão nacional da BMW já anunciou que o I3 deve chegar ao Brasil no ano que vem, provavelmente no segundo semestre.
Com design futurista, o I3 possui linhas suaves e porta no formato suicida, ou seja, a porta traseira só pode ser aberta depois que a porta do motorista se abre, o que acaba não sendo muito prático. Isso ocorre pois a coluna B foi dispensada do carro, que com as duas portas abertas, passa a sensação de ser mais espaçoso.
Apesar de parecer compacto, o novo modelo da BMW tem espaço interno que abriga confortavelmente quatro pessoas para uma viagem, por exemplo, com boas lacunas para as pernas e um apoio no centro do banco traseiro com compartimento para copos.







O painel do veículo segue a tendência do mercado e tem visual limpo com uma tela digital (como um tablet), que indica as informações necessárias ao motorista. Já no centro do painel, outra tela, um pouco maior, carrega as demais funções do carro como navegador de GPS, sistema de áudio e outras.
Segundo a BMW, o modelo de 170cv vai do 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e a velocidade máxima é limitada em 150 km/h. As baterias garantem um alcance de 130 km. No entanto, o motorista pode optar pelo modo “EcoPro+” que aumenta a autonomia para até 160 km. Para quem quiser rodar mais, a montadora vai disponibilizar uma versão que que conta com o auxílio de um pequeno motor dois cilindros de 650 cc. Nesse caso, o motor é acionado quando o nível da bateria cai a um nível específico, e ele age puramente como um gerador de energia, que ajuda o i3 a alcançar uma autonomia de até 300 quilômetros.

Máquinas do Salão de Frankfurt

Nenhum comentário:

Postar um comentário