segunda-feira, 8 de abril de 2013

FCMS realiza projeto a semana para dançar


A Fundação de Cultura do governo do Estado, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realiza de 8 a 12 de abril o CineMIS Mostra Dança e o lançamento do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança. As atividades celebram o Dia Internacional da Dança (29 de abril) e estreiam as ações da 7ª Semana Pra Dança.

O CineMIS Mostra Dança, que começa nesta segunda-feira, 8 de abril, contará com exibições de espetáculos de dança de artistas renomados nacionalmente, assim como de videodanças e filmes.

Todas as noites de exibições serão mediadas pelos professores do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS Christiane Araújo, Denise Nachif, Gabriela Salvador e Juliana Gurgel, além da bailarina e produtora cultural Renata Leon, que debaterão com os alunos e o público em geral a temática abordada na programação. 

O projeto estimula e incentiva a formação artística por meio da difusão de vídeos doados à Fundação de Cultura pelo Acervo Mariposa, um programa de cultura nacional de distribuição de materiais videográficos em dança.

Prêmio Célio Adolfo de Incentivo a Dança - Na abertura da Mostra CineMIS haverá o lançamento do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo a Dança, voltado ao estímulo, à criação e à circulação em dança. O edital foi proposto e elaborado em parceria com a Câmara Setorial de Dança. 

O edital oferece aos profissionais da dança a inscrição em três categorias: "Montagem e Circulação", direcionadas a artistas, grupos e companhias com no mínimo cinco anos de atuação e a categoria "Montagem", para novos criadores, destinado a grupos e bailarinos que possuam uma atuação mínima de três anos na dança.

A ideia dessa última categoria é estimular os bailarinos que normalmente atuam em grupos e companhias apenas como intérpretes a se interessarem pela criação de novas possibilidades na produção. Além disso, há também a intenção de atingir os novos artistas que entram no mercado de trabalho através dos novos cursos de artes cênicas e dança que o Estado oferece atualmente.

O lançamento do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança contará também com a participação do grupo Bailah de Dança de Salão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Além desta apresentação a cada noite do Semana Pra Dança haverá performances, intervenções e pequenos solos de dança criados pelos alunos durante as aulas na Universidade Estadual.

A Semana Pra Dança continua durante todo o mês. No dia 17 de abril acontece mais uma edição do projeto “Cultura em Situação”. Na ocasião será realizado o debate “Diálogo entre formação e ensino de dança”. A participação é aberta e o evento acontece às 14 horas, no Museu da Imagem e do Som.

Já o município de Dourados recebe atividades artísticas durante o Dourados Dança, uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultural. As apresentações acontecem entre os dias 26 e 28 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário