sábado, 1 de maio de 2010

Inclusão Digital de Mato Grosso do Sul

O governo federal, por intermédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicou no Diário Oficial da União de terça-feira (27/4), a lista das iniciativas selecionadas na primeira fase do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR. Na lista, encontra-se a proposta de número 235, da Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) e a proposta 475, enviada pela Prefeitura Municipal de Ivinhema (MS).

Segundo informações do Ministério do Planejamento, o Colegiado de Coordenação do Programa, composto pelos Ministérios do Planejamento, Comunicações e Ciência e Tecnologia, está avaliando as 1.071 propostas encaminhadas, envolvendo 14.925 telecentros para serem apoiados pelo programa. Dez mil quatrocentos e cinquenta e oito centros telecentros solicitam o recebimento de kits com dez novos computadores e mobiliário, e outros 709 centros pediram kits com cinco e dez computadores recondicionados. Já conexão à internet é solicitada por 12.461 telecentros.

Propostas de Telecentros

O auxiliar técnico do Núcleo Estadual de Inclusão Digital de Mato Grosso do Sul (Neid/MS), Maurício Gleizer, disse que foram encaminhadas três propostas do Estado para o ministério. Segundo ele, a proposta 235, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, é sobre o Programa Morena Digital, - que solicita apoio para seis telecentros em funcionamento e 20 telecentros novos. A outra proposta, 475, é da Prefeitura Municipal de Ivinhema, do Programa Ivinhema Digital, que solicita apoio para dez telecentros em funcionamento e três telecentros novos. “A terceira proposta foi encaminhada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), para atender vários municípios. Porém, a proposta da Setas não foi aprovada”, disse Gleizer.

Ele explica que os recursos são basicamente em equipamentos e bolsas, e a previsão de implantação dos telecentros está prevista para até junho de 2010. Maurício Gleizer lembra que o Neid-MS atuou apenas como parceiro na elaboração e adequação das propostas. “Estas propostas foram apresentadas pelas equipes das prefeituras envolvidas, com muita competência. Os parabéns são todos destas equipes e destes prefeitos”. Segundo ele, eventualmente, outras propostas aprovadas podem ter contemplado municípios de Mato Grosso do Sul, por sua abrangência nacional. Entre elas, Gleizer destaca a proposta 27, do Ministério da Integração Nacional; proposta 100, do Ministério do Meio Ambiente, e a proposta 242, do Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário