terça-feira, 9 de março de 2010

Prefeitura da capital lançam hoje Pegadas Ecológica

Com Assessoria

A Prefeitura Municipal de Campo Grande e a WWF-Brasil lança hoje, ( 9) a “Pegada Ecológica de Campo Grande”, às 14 h., na sede do CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul). A pegada ecológica é uma metodologia criada para calcular a quantidade de recursos da natureza que a população utiliza para sustentar seu estilo de vida.

O lançamento da “Pegada Ecológica de Campo Grande” contará com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc), Edil Albuquerque, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo.

“Campo Grande será a primeira cidade brasileira a adotar a Pegada Ecológica. Será muito importante para a cidade, já que é um estudo moderno e que interessa a todos nós. Viver de forma sustentável e minimizar os impactos ambientais é dever de todos”, diz Cristaldo.

Na ocasião também será divulgada a adesão de Campo Grande à “Hora do Planeta”, campanha de mobilização que será realizada no dia 27 de março quando as pessoas em todo o mundo são convidadas a apagar a luz durante uma hora. O objetivo é demonstrar preocupação com a necessidade de preservar o meio ambiente.

No dia seguinte (10), será realizada a I Oficina de Pegada Ecológica, a partir das 8h30, no CREA. A oficina será voltada para técnicos do município de Campo Grande e parceiros com a finalidade de apresentar e conceituar o papel da Pegada Ecológica. Estão inclusas na programação o Exercício Pedagógico da Calculadora Individual da WWF-Brasil, apresentação de exemplos da Pegada Ecológica e aliança de parceiros.

Pegada Ecológica

O nome “pegada ecológica” é inspirado no conceito dos rastros que os animais deixam na floresta e por meio deles é possível identificar espécie, tamanho, peso e outras características. A idéia da Pegada Ecológica é diminuir o “rastro” deixado por nós, seres humanos, no mundo. Ou seja, que cada pessoa equilibre o impacto ambiental que seu estilo de vida e hábitos cotidianos causam aos recursos naturais.

Para fazer isto será calculada a geração de resíduos, transporte, alimentação, habitação entre outras áreas e desenvolver com parceiros ações que ajudem a diminuir o impacto dessas atividades e contribuam para melhorar a performance do município, reduzindo assim a pegada ecológica. Saiba mais sobre o assunto no site www.wwf.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário