sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Criação Documental é tema de oficina no MIS

Parte do projeto “Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual”, a oficina “Tema x Método na abordagem e criação documental” inicia na próxima segunda-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS). Ministrada por Joel Pizzini (MS), as aulas ocorrem de 09 a 13 de novembro das 18 às 23 horas. Projeto proposto pela professora Lúcia Monte Serrat, o Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) de 2009.

Com objetivo principal de proporcionar uma reflexão sistemática e produtiva sobre as estratégias para a construção da linguagem de um filme documentário, a oficina propõe uma análise das relações entre os temas adotados e os possíveis métodos empregados para a transfiguração da realidade.



No conteúdo da oficina está prevista a exibição de trechos de clássicos do cinema documental bem como making of's ilustrativos de experiências autorais marcantes que romperam os limites narrativos, desta forma de expressão que se afirma cada vez mais no país.



Será apresentado também um painel didático das principais vertentes do documentário clássico e contemporâneo. Os métodos aplicados na pesquisa iconográfica e na experimentação da linguagem serão destacados no curso a partir de experimentos que marcaram época na história do cinema.



As estratégias de aproximação e apropriação de temas, analogias estéticas e metodologias de investigação histórica, serão contrapostas e expostas aos participantes no sentido de apontar as inúmeras possibilidades narrativas que dispõe um projeto documental. Aspectos conceituais, a influência do modo de produção, envolvendo inclusive a composição da equipe, serão questões discutidas durante a oficina.



Além de cineasta ativo, Joel Pizzini, é professor da Faculdade de Artes do Paraná, na disciplina de Documentário, e Conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza ligada à prefeitura da cidade. Atualmente é curador do projeto Coleção Glauber Rocha, responsável pela restauração da obra do cineasta baiano. Tem viajado todo o país e exterior dando cursos de cinema e compartilhando experiências criativas. Prepara agora um ensaio documental com o cantor sul-mato-grossense Ney Matogrosso, que será exibido em caráter "work in progress" em dezembro no Festival de Santa Maria da Feira em Portugal.



O valor para participação é de R$ 20,00. As vagas são limitadas a 40 pessoas. Mais informações no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania, terceiro andar. Telefone: 3316-9178. E-mail: mis.de.ms@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário