quinta-feira, 4 de junho de 2009

Jerry Espíndola fala sobre Composição Ternária em Aquidauana

Como parte da programação do Cine Pantanal, aconteceu na tarde desta quarta-feira (03) uma palestra-show com o músico e compositor Jerry Espíndola, que é considerado um dos maiores nomes da música contemporânea sul-matogrossense. A palestra foi realizada na Base da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana, na antiga Escola Ester Sanches.
Jerry Espíndola apresenta sua palestra-show sobre “Composição Ternária” por meio da Bolsa Funarte (Fundação Nacional de Artes) Composição Popular 2008, sendo que neste projeto Jerry apresentará um ciclo de 12 palestras, e uma delas aconteceu em Aquidauana.
Sempre muito espontâneo e descontraído, Jerry resgatou durante o bate-papo com o público que prestigiou sua palestra, momentos marcantes da música sul-matogrossense, lembrando de nomes como Paulo Simões, Almir Sater, Geraldo e Tetê Espíndola, dentre outros. Também recordou o surgimento das primeiras músicas ternárias e a forma espontânea como foram compostas. Lembrou ainda de sua influência musical, dentro da própria família e da atual situação do mercado musical brasileiro.
“A música ternária é uma mistura de compassos do chamamé, polca e guarânia. A música ícone deste ritmo é ‘Trem do Pantanal’, de Paulo Simões e Geraldo Roca. Hoje, fora do Estado, os músicos que tocam as composições ternárias são muito valorizados, pois é algo diferenciado em um mercado extremamente competitivo”, afirmou Jerry.
Segundo Jerry, é importante levar estas palestras Estado afora para mostrar para a população sul-matogrossense qual a origem e o significado desse ritmo musical que é tão forte na nossa região, que utiliza-se de uma releitura dos ritmos paraguaios, bem como resgata ritmos fronteiriços importantes na formação da memória musical de Mato Grosso do Sul.
Reconhecimento Nacional
Jerry Espíndola falou durante a palestra-show que realizou em Aquidauana sobre o surgimento da primeira polca rock de sua composição, a música “Colisão”, e que em dois anos tocando polca rock alcançou muito mais receptividade em sua vida profissional do que em seus 20 anos de carreira.
Concluiu observando que após o surgimento da polca rock ele começou a misturar também MPB e reggae em suas músicas e que seu trabalho está sendo reconhecido nacionalmente por este diferencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário