sexta-feira, 13 de junho de 2008

FCMS leva artesanato ao Salão de Turismo

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) leva o artesanato sul-mato-grossense para a terceira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado entre os dias 18 e 22 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento vai apresentar uma diversificada amostra da produção artesanal brasileira.



A FCMS vai colocar em exposição peças em Cerâmica, Osso e Madeira, Fibras entre outras matérias-primas, desenvolvidas pelos artesãos se tornaram referência cultural do Estado. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as onças do artesão Julio César, o carro de boi de João Manoel, as cerâmicas de Rio Verde e Coxim, os artesanatos indígenas Kadiwéu e Terena, as bonecas de cabaça de Cristina Orsi, as "bugras" da artesã Indiana Marques que estão presentes em Campo Grande, Miranda, Aquidauana, Corumbá, Dourados, entre outros produtos culturais. A diversidade artesanal do Estado será representado por artesãos de diversos municípios.



O Salão do Turismo – Roteiros do Brasil vai ter também espaços para a apresentação de artistas regionais. As apresentações sul-mato-grossenses acontecerão no dia 21 de junho (sábado). Entre elas estão a Oficina de Dança de Corumbá (11h), a Cia de dança Uniderp (14h), Tostão e Guarany (15h) e Filho dos Livres (17h).



Salão do Turismo – Roteiros do Brasil



Quarenta artesãos das cinco regionais do país vão apresentar, no "Espaço Saber Fazer", o processo de produção de peças confeccionadas a partir de matérias-primas locais, como fibra vegetal, flores secas do cerrado, taboa ou a palha do buriti. O Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (MDIC) tem hoje 8,5 milhões de artesão, responsáveis por uma movimentação financeira de R$ 28 bilhões por ano.



A proposta do Ministério do Turismo ao idealizar o "Espaço Saber Fazer" no Salão do Turismo é possibilitar que o público possa compreender aspectos da cultura singular de cada destino turístico brasileiro ao conhecer e vivenciar a produção de uma peça artesanal. A intenção é fazer com que o visitante se sinta atraído a viajar para conhecer o destino onde essas peças são encontradas.



O "Espaço Saber Fazer" estará dentro da "Vitrine Brasil", uma área dedicada à promoção e comercialização de produtos associados ao turismo que neste ano se inspirou no tema "Produto Brasileiro: Tesouro que o Turista Leva para Casa". Estará em exposição a produção derivada de setores como a gastronomia, a agricultura familiar, o artesanato, a indústria e a joalheria, além da apresentação de manifestações artísticas dos estados brasileiros.



Além da "Vitrine Brasil", o Salão do Turismo 2008, em seus 35 mil metros quadrados, vai contar ainda com Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, Rodada de Negócios, Núcleo do Conhecimento, Missões Promocionais com visitas de jornalistas e operadores internacionais. A novidade nesta edição é que, além de ofertar pacotes de viagens dos destinos e roteiros turísticos nacionais para o público final, o evento terá espaço para venda de produtos e serviços relacionados a esses destinos. Com isso, haverá balcões de vendas de hotéis, locadora de automóveis, transportes e parque temáticos somando-se aos destinados a operadores e agências de turismo.

Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o Salão do Turismo foi criado como estratégia do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil para colocar o turismo brasileiro na "prateleira" do mercado turístico e, dessa forma, contribuir para o aumento de fluxo nos roteiros do país. O objetivo é promover e incentivar, por meio da gestão descentralizada, a organização e a comercialização dos destinos turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e princípios do Programa de Regionalização do MTur. A expectativa é que a terceira edição supere os anos anteriores, que registrou média de público de aproximadamente 110 mil visitantes.

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