sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Marta volta a disputar prêmio de gol mais bonito da Fifa

 





Brasileira concorre novamente ao Prêmio Marta pelo golaço marcado na NWSL em 2024.


A brasileira Marta foi indicada nesta quinta-feira (17/11) ao prêmio de gol mais Bonito da temporada no futebol feminino do Fifa The Best. Desta forma, a Rainha do futebol tentar conquistar novamente a distinção, que garantiu no final de 2024 e que leva o seu próprio nome.


Marta disputa o prêmio graças a um golaço que marcou na vitória de 3 a 2 do Orlando Pride sobre o Kansas City Current pela NWSL (Liga Nacional de Futebol Feminino) no dia 17 de novembro de 2024. Aos 37 minutos do segundo tempo, a brasileira dominou a bola no meio de campo e avançou em velocidade até a área adversária, onde deu um corte seco para se livrar de duas marcadoras antes de driblar a goleira e bater para o fundo do gol vazio.


Marta: a maior jogadora da história do futebol mundial


Marta Vieira da Silva consolidou seu nome como a maior referência do futebol feminino — e também como uma das maiores figuras do esporte mundial. Eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo, sendo cinco prêmios consecutivos, ela detém um recorde que nenhum outro atleta, homem ou mulher, conseguiu alcançar.


Reconhecida além dos gramados, Marta foi incluída pela Revista Época entre os 100 brasileiros mais influentes de 2009, reforçando seu impacto cultural e social.


Desde 2015, Marta é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira somando masculino e feminino, com impressionantes 116 gols. Ao longo da carreira com a camisa amarelinha, já ultrapassou a marca de 200 partidas disputadas.


A Rainha acumula um currículo raro no esporte: três medalhas de prata em Jogos Olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008 e Paris 2024), dois ouros em Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e o vice-campeonato da Copa do Mundo de 2007. Pela Copa América, conquistou o título três vezes: 2003, 2010 e 2018.


Na Copa do Mundo de 2019, Marta fez história mais uma vez ao marcar seu 17º gol em Mundiais, tornando-se a maior artilheira da história da competição e a atleta com mais gols somando os torneios masculinos e femininos. Também foi a primeira pessoa a marcar em cinco edições diferentes da Copa — um feito inédito entre homens e mulheres.


Ícone global, pioneira e inspiração para gerações, Marta segue ocupando um lugar único no futebol e na história do esporte.



Também concorrem ao Prêmio Marta a norte-americana Jordyn Bugg, a espanhola Mariona Caldentey, a inglesa Ashley Cheatley, a australiana Kyra Cooney-Cross, a norte-coreana Jon Ryong-jong, a holandesa Vivianne Miedema, a argentina Kishi Núñez, a mexicana Lizbeth Ovalle, a norte-americana Ally Sentnor e a jamaicana Khadija Shaw.


Prêmio Puskás


Também nesta quinta a Fifa anunciou os candidatos ao Prêmio Puskás, a versão masculina do Prêmio Marta. E o Brasil é representado por dois jogadores. O primeiro é o atacante mineiro Alerrandro, que concorre graças a um golaço de bicicleta que marcou em partida entre Vitória e Cruzeiro pela última edição do Campeonato Brasileiro.

O segundo é o meia-atacante Lucas Ribeiro, que, defendendo o Mamelodi Sundowns (África do Sul), fez um belo tento sobre o Borussia Dortmund (Alemanha) pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa.


Com informações da Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário