Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Alems)
Está em análise na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) um projeto de lei que propõe a criação do Dia Estadual de Luta e Memória pelas Vítimas de Feminicídio, a ser lembrado anualmente em 16 de fevereiro.
A proposta foi apresentada no último dia 5 pela deputada Mara Caseiro (PSDB) e já tramita nas comissões temáticas da Casa.
A data escolhida carrega forte simbolismo: marca o nascimento de Vanessa Ricarte, jovem sul-mato-grossense assassinada brutalmente em um caso de feminicídio.
Para Mara, Vanessa representa tantas outras mulheres vítimas da violência de gênero no Estado.
A ideia do projeto é preservar a memória dessas vítimas, reforçar a luta contra o feminicídio e provocar reflexões sobre a urgência de políticas públicas mais eficazes para proteger mulheres.
O projeto também sugere a realização de atividades educativas, rodas de conversa e debates em escolas, instituições públicas e privadas, voltadas à conscientização e ao enfrentamento da violência de gênero.
A parlamentar destaca que a nova data não se sobrepõe ao “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio” nem à “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”, mas propõe uma abordagem complementar, voltada ao luto coletivo e ao reconhecimento das histórias apagadas pela brutalidade.
Se aprovada nas comissões, a proposta segue para votação em plenário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário