O 9º Festival de bandas e fanfarras da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme), encantou os moradores do bairro Coophavila, na tarde deste sábado (30).
A apresentação dos 305 alunos de nove escolas, aconteceu na Avenida Marinha, em frente a Associação de Moradores.
Conforme o chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), Roberto Vieira, o evento de bandas e fanfarras já está na 9ª edição, mas por muito tempo ficou restrito a poucas unidades escolares. “Com um investimento de quase R$ 3 milhões e a compra de novos equipamentos para bandas e fanfarras, nós demos um salto de 6 escolas para 20 neste ano. Só que infelizmente ainda nem todas conseguiram montar a banda, porque é um processo que vai gradativamente vai qualificando os seus alunos para estarem com condições mínimas de apresentação”.
A edição deste ano aconteceu no bairro para que as bandas sejam mais conhecidas pela população. “Esse ano nós decidimos levar o evento para algumas comunidades um pouco mais longe da cidade, para a gente apresentar essa modalidade, essa linguagem artística que é de grande valia também, que é a música”.
Segundo o maestro da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado, Wander Gomes, com a chegada de novos instrumentos, foi possível criar uma escolinha para preparação da banda. “Na banda temos 36 alunos e com os instrumentos novos, criamos uma escolinha de música com 25 alunos matriculados. O Festival anima nossos alunos e eles sempre estão dando seu melhor”.
O maestro Marcelo Segawa comanda a banda de fanfarras da Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles. “Temos 23 alunos na banda e nossas aulas acontecem seis vezes na semana em dois períodos. Nossos alunos são bastante dedicados”.
A única mulher maestrina de Campo Grande é da Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira Bastos. Teresa Graça comanda 30 alunos. “Eles amam se apresentar tanto no desfile de 26 de agosto quanto nos festivais. No fim do ano vamos nos apresentar na chegada do Papai Noel no bairro Coophasul, no dia 13 de dezembro”.
O maestro Marcelo Peres, da Escola Municipal Padre Thomaz Girardelli reassumiu a banda neste ano. Com isso, trouxe antigos alunos de volta. “Os novos instrumentos fizeram sucesso e os alunos viram a melhoria. Hoje no Festival estamos com 56 alunos com agregados ex-alunos da escola, pois, viram a banda voltar e pediram para tocar conosco. Eles agregam a banda e os nossos alunos observam como eles podem se desenvolver com o instrumento”.
Renan Cassiano é ex-aluno de Marcelo e hoje trabalha como auxiliar técnico. “Eu estudei na escola em 2013 e quando soube do retorno da banda, pedi ao professor para voltar, eu gosto de tocar e isso me animou muito. Eu toco trombone, tuba”.
Alunos
Anderson Douglas dos Santos Rocha é aluno do 8º ano da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado e faz parte da banda há três anos. “Comecei na época da pandemia e hoje toco trombone, mas comecei no bumbo, mudei para o sopro e vi o trombone e nunca mais deixei. Já viajei até com a banda”.
Henrique Lemes é aluno do 9º ano e está na banda comandada por Peres. “Entrei há quase um ano e toco trompete. Me interessei para entrar para aprender a tocar e eu pretendo continuar, porque a música atravessa barreiras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário