sábado, 30 de novembro de 2024

Com show de luzes, sustentabilidade e solidariedade, TCE-MS encanta com celebração inédita de Natal

 



O Parque dos Poderes se transformou em um verdadeiro cenário de magia e encantamento. Com uma noite para ficar na história - apresentações musicais, espetáculo de luzes, espaços instagramáveis, espaço kids para a criançada, presépio e chegada do Papai Noel - a família do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul deu início às celebrações de Natal com um evento que emocionou as mais de mil pessoas presentes e marcou a memória de Campo Grande, na noite desta quinta-feira, 28 de novembro.


A programação da noite festiva trouxe a combinação perfeita de arte, música e compromisso com a sustentabilidade e inclusão. Autoridades se uniram às famílias para celebrar um Natal que vai além do brilho das luzes: um Natal Sustentável e Solidário.


Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa [Barbosinha] parabenizou o presidente Jerson Domingos e os conselheiros pela festa de união. “Quando o Tribunal de Contas reúne as pessoas para esta celebração, que é uma celebração da vida, do renascimento, do amor, faz com que as pessoas se confraternizem e preparem os corações para a grande festa que é o nascimento do Senhor Jesus Cristo e também já preparando o espírito para a virada do ano, sempre na projeção de que esperamos que o Mato Grosso do Sul sempre esteja melhor”.


Com um olhar inovador e uma gestão pautada pela humanização e bem-estar dos servidores e da população que utiliza os serviços da Corte de Contas, a gestão do presidente Jerson Domingos e dos conselheiros Marcio Monteiro, Flávio Kayatt e conselheiros substitutos Célio Lima, Patrícia Sarmento e Leandro Lobo, têm investido na criação de projetos e programas que não atendem somente às exigências institucionais, mas também impactam positivamente a sociedade como um todo.


“Um momento muito especial para todos nós que somos cristãos e que acreditamos que em datas como essa, nós vamos renovar o nosso espírito de solidariedade, fraternidade, buscando cada vez mais a união, o amor entre as pessoas, para que a gente possa ter uma sociedade cada vez melhor, mais humana e mais compreensiva. E, cada um estendendo seus laços de fraternidade a todos aqueles que estão próximos e também aqueles que estão mais distantes de nós”, declarou o corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Marcio Monteiro.


Anfitrião da celebração, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, não escondeu a emoção e afirmou que não existem palavras para decifrar a felicidade, em proporcionar a integração das famílias dos servidores do Tribunal de Contas e chamar a atenção das crianças. “A recepção que fizemos hoje, agregou nesta noite o sentimento de amor de todos os Poderes que estiveram presentes, e tudo o que foi feito, não é só para os olhos da população, é para que o Menino Jesus se faça presente no Parque dos Poderes, em Campo Grande, no nosso Mato Grosso do Sul e no nosso Brasil. Feliz Natal! ”.


A noite de celebração foi prestigiada também pelo vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt; pelo presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan; pelo secretário da Segov, Rodrigo Perez Ramos e Willian Teixeira, representante da SAD, e ainda pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de MS, Guilherme Alcântara; o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Luciopelo também esteve presente; o presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva; Mateus Augusto Sutana, assessor de Assuntos Institucionais da Defensoria Pública de MS; Alir Terra Lima, presidente da Santa Casa; coronel Neidy Nunes Barbosa, pelo Comando-Geral da PMMS; Eugênio Luiz Damião, da 3ª Defensoria Pública da Infância e Adolescência de Campo Grande, e os procuradores do MPC, Joder Bessa e Silva e Bryan Lucas Reichert Palmeira.


Um Rei Diferente


Seguindo um roteiro narrado pelo servidor Jorge Celeri e pela cerimonialista do TCE-MS, Andrea Azevedo, a Cantata de Natal contou a história de “Um Rei Diferente”.


Acompanhado pela Orquestra de Cordas, a celebração ao Natal começou com a apresentação feita pelo Coral da Alems que deu o tom no primeiro ato da noite festiva. Sob a coordenação da Dra. Marlene Figueira da Silva, e liderados pelo maestro Nillo Cunha, o coral contou também com a participação especial da soprano, Alice Cunha.


Ao fim do primeiro ato, os presentes foram convidados a acenderem as luzes de seus celulares e entoaram, juntamente com o coral, a música natalina “Noite Feliz”. Em seguida, o acender das luzes dos anjos da entrada principal e das luzes no Bosque do TCE-MS, emocionaram as famílias e a criançada.


Em outro espaço preparado em frente a Corte de Contas, sob a regência do maestro Ernesto Carvalho, o Projeto Fábrica do Som abrilhantou a noite com suas apresentações. O projeto idealizado pelas Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, oferece a aprendizagem de música instrumental na modalidade de instrumento de corda às crianças e adolescentes economicamente carentes na faixa etária entre 8 e 17 anos.


Em seguida, o acender das luzes do Presépio iluminado, localizado no centro do Bosque do Tribunal de Contas, emocionou todas as pessoas que participavam da grande festa.


A noite da inauguração do Natal EcoSolidário do TCE-MS, fechou com muita empolgação das crianças e famílias, pela chegada do Papai Noel trazido no veículo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Recepcionado pelo presidente Jerson Domingos e conselheiros, a chegada do ‘bom velhinho’ marcou o acender das luzes da maior Árvore de Natal Luminosa do parque dos Poderes, com 12 metros de altura.


Sustentabilidade e Acessibilidade


O evento marcou também a inauguração do “Espaço Sustentabilidade”, um projeto idealizado pelo TCE-MS que simboliza o compromisso da instituição com práticas de governança ambiental. Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a iniciativa integra ações como a instalação de lixeiras seletivas, catalogação de espécies nativas do Bosque do TCE-MS, o incentivo ao uso de energia limpa, a adequação de calçadas e rampas de acesso ao espaço temático de Natal.


Essas práticas não apenas demonstram responsabilidade ambiental, mas também reforçam a importância da preservação dos recursos naturais e da educação ambiental. “Estamos mostrando que é possível unir eficiência administrativa e cuidado com as pessoas. Essa é uma gestão que valoriza o ser humano e promove a sustentabilidade, sempre com foco na responsabilidade social e na transparência. Nosso objetivo é transformar o Parque dos Poderes em um exemplo de convivência harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente”, finalizou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos.


Funcionamento


O Espaço do Natal EcoSolidário do Tribunal de Contas estará aberto à população em geral todos os dias da semana e conta com Wi-Fi gratuita, espaços temáticos como o Presépio Iluminado, fonte luminosa, além do espaço em que o Papai Noel também vai estar presente todos os dias de funcionamento, de 28 de novembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, no horário das 18h até às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário