domingo, 29 de setembro de 2024

Confronto entre garimpeiros e PRF deixa cinco mortos

 

                                          Confronto entre garimpeiros e PRF deixa cinco mortos - Governo Federal 


Ataque aconteceu na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso

Servidores do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram alvos de um ataque a tiros na madrugada deste sábado (28/9) durante uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso, que começou na última segunda-feira (23/9).


Conforme informações divulgadas pelo Governo Federal, o confronto resultou na morte de cinco garimpeiros, que foram baleados no local.  Foram apreendidas seis armas com os criminosos: um fuzil 556, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, além de munições, miras refletivas e carregadores.


A operação, que conta com o apoio de três aeronaves, já destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá carregadeira, seis motos, 25 acampamentos e cerca de 5 mil litros de combustíveis.


Na última segunda-feira (23) pelo menos quatro pessoas morreram e uma ficou ferida numa disputa entre grupos criminosos que operam garimpos na TI Sararé.


Com 67 mil hectares, a TI Sararé, habitada por vários grupos Nambiquara, enfrenta intensa degradação devido ao garimpo ilegal, que já destruiu mais de 1,9 mil hectares desde 2021. Desde 2023, o Ibama já destruiu aproximadamente 200 escavadeiras na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário