domingo, 28 de julho de 2024

Olimpíadas 2024: Rayssa Leal supera sua melhor nota e é bronze no skate street

 

                                          Foto: Divulgação Arquivo




A arena montada na Praça da Concórdia, no coração de Paris, se transformou em uma espécie de "caldeirão brasileiro" para empurrar Rayssa Leal. A sensação era praticamente a mesma de competir em casa. E deu certo: a brasileira bateu sua melhor marca e conquistou o bronze, sua segunda medalha olímpica após a prata em Tóquio-2020.


A brasileira já havia cravado 92,68 nas eliminatórias, que era, até então, a maior nota do skate street olímpico. Nas finais, superou a marca e chegou aos 92.88 na segunda manobra. Mas viu a japonesa Coco Yoshizawa, que ficou com o ouro, cravar o recorde histórico: 96.49.


No topo do pódio, Coco somou 272.75. A prata ficou com a também japonesa Liz Akama (265.95). Rayssa terminou com 253.37. A chinesa Chenxi Cui até tinha chances remotas de tirar a medalha de Rayssa na última manobra, mas acabou caindo e ficou em quarto, com 241.56


No total, Rayssa ficou com notas 71.66 e 34.80 (descartada) nas voltas e 92.88 e 88.83 nas manobras que acertou.


Início complicado

Como já havia ocorrido nas eliminatórias, Rayssa cometeu erros em suas duas voltas — etapa antes das manobras — e viu as chances de medalha diminuírem consideravelmente. Isso porque, no novo formato de disputa do torneio olímpico, a consistência da apresentação de 45 segundos é valorizada, sendo contabilizada a melhor volta e outras duas manobras.


E, por mais que tenha melhorado a marca das eliminatórias, saltando de 59.88 para 71.66 pontos, Rayssa viu as japonesas Liz Akama, Coco Yoshizawa e Funa Nakayama fazerem voltas consistentes e abrirem vantagem considerável, praticamente inviabilizando uma recuperação rumo ao ouro.


Ciclo com 14 conquistas

Rayssa Leal encerra o ciclo olímpico com 25 competições internacionais disputadas. Foi campeã em 14 delas, vice em três e não foi ao pódio em oito.


Dentre as centenas de torcedores brasileiros presentes à arena, algumas personalidades do esporte marcaram presença, casos de Raí, Bernard Rajzman, Letícia Bufoni e Pedro Scooby.


Já as outras brasileiras na prova sequer avançaram à decisão. Pâmela Rosa terminou em 16° lugar (205.23 pontos) e Gabriela Mazetto ficou em 19º (144.35).


Por 

 — Paris O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário