domingo, 25 de fevereiro de 2024

Ato da Mesa Diretora institui a Frente Parlamentar das Energias Renováveis

 

                                            Foto: Luciana Nassar




A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu, por meio do Ato 57/2024, a Frente Parlamentar das Energias Renováveis. O Ato está publicado na página 9 do Diário Oficial do Poder Legislativo desta sexta-feira (23). Presidida pelo deputado Marcio Fernandes (MDB), a nova Frente objetiva fomentar a utilização das energias renováveis, contribuindo para que o Estado avance ainda mais nas pautas ambientais.


No requerimento para criação da Frente Parlamentar, o deputado Márcio Fernandes destaca o desempenho brasileiro na geração de energias renováveis e a participação de Mato Grosso do Sul nesse cenário. A matriz energética brasileira, informa o parlamentar, é composta por 48% de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 14%.


Em relação a Mato Grosso do Sul, o deputado menciona a existência de 19 indústrias sucroenergéticas em operação e a posição de destaque do Estado, que é o quarto maior exportador do país de bioeletricidade a partir da biomassa da cana. Mato Grosso do Sul também ocupa a quarta colocação no ranking nacional de produção de etanol.


“Além da biomassa, a matriz elétrica do Estado conta com fonte solar e hídrica, que juntas corresponderam a 92% da geração de energia no último ano, predominantemente renovável e com papel fundamental na transição energética do país”, informou o deputado Marcio Fernandes, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Esse contexto, conforme argumenta Marcio Fernandes, justifica a criação de uma frente parlamentar que discuta políticas públicas de incentivo à produção e ao consumo das energias renováveis, visando beneficiar toda a população sul-mato-grossense.


Também integram a Frente Parlamentar das Energias Renováveis os deputados Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Lidio Lopes (Patriota), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Neno Razuk (PL), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União).

Nenhum comentário:

Postar um comentário