sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Dividendos robustos atraem investidores aos Fiagros

 

                                                            Pixabay


Os Fiagros geralmente oferecem rendimento vinculado ao CDI com acréscimo de uma taxa adicional

Por:  -Leonardo Gottems


Em 2023, a indústria de Fiagros registrou um desempenho robusto, oferecendo dividendos significativos aos investidores. Segundo análise de Leonardo Garcia, da TRX Investimentos, os Fiagros listados na Bolsa brasileira entregaram dividendos de até 25,96% nos últimos 12 meses até 28 de novembro.



Dividendos atrativos têm atraído um crescente número de investidores pessoa física para Fiagros, totalizando 432.609 investidores até outubro, conforme dados da B3. A indústria atingiu um patrimônio líquido de R$ 17,1 bilhões em outubro, com captação de R$ 260,6 milhões nesse período, segundo a Anbima. Embora a regulação definitiva de Fiagros esteja pendente, a indústria se divide principalmente em dois segmentos: Fiagros de terra, com foco na valorização de longo prazo, e Fiagros de papel, predominantemente investindo em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) vinculados ao CDI, principal indicador da renda fixa.


Os Fiagros geralmente oferecem rendimento vinculado ao CDI com acréscimo de uma taxa adicional, permitindo que muitos superem a taxa Selic. Alguns fundos podem ser indexados ao IPCA ou ser híbridos, relacionados a ambos os indicadores. Apesar da ausência de uma regra para o pagamento de dividendos, Fiagros de CRA costumam distribuir dividendos mensais. Segundo a Órama, em novembro, o dividend yield médio dos Fiagros tipo FII foi de 1,13%, representando 131% do CDI até 17 de novembro. Com a isenção de Imposto de Renda sobre os dividendos dos Fiagros, a rentabilidade final alcançou 1,34% em novembro.


O analista Leonardo Garcia menciona Fiagros que, segundo ele, devem proporcionar dividendos entre 11% e 13% em 2024. “Conhecemos a capacidade dos gestores, as carteiras possuem boa relação de risco e retorno e estão bem diversificadas”, diz.Conhecemos a capacidade dos gestores, as carteiras possuem boa relação de risco e retorno e estão bem diversificadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário