quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Santos está fora da Copa do Brasil de 2024

 

                                           Andres Rueda, presidente do Santos (Foto: Raul Baretta/Santos)


O Santos não vai disputar a Copa do Brasil do ano que vem. Em 15º lugar no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, o Peixe não tem mais chances de se classificar para a competição de mata-mata.


Para ficar com a vaga, o Santos precisaria terminar o Brasileirão como o melhor colocado entre os clubes que não disputarão a Conmebol Libertadores em 2024. Hoje, é o Athletico, com 52 pontos (sétimo), nove acima do Peixe, faltando apenas seis em disputa.


A mudança no regulamento da Copa do Brasil aumentou a importância dos campeonatos estaduais, que se tornaram a principal via de classificação. Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas assim. O Santos ficou em 12°.


Com o Palmeiras garantido na Libertadores, abriu-se uma vaga via Paulistão, mas ela é ocupada pelo Corinthians. Caso o Bragantino também se classifique para o torneio internacional, o lugar será preenchido pelo Botafogo-SP, também pelo estadual.


Se o Corinthians terminasse o Brasileirão no G-6, mais uma vaga pelo Paulistão ficaria disponível. Mas ela também não seria do Santos. De acordo com os critérios, o lugar ficaria com o Mirassol.


O Peixe, aliás, poderia ter se classificado se vencesse a Copa Paulista, competição que reúne clubes do interior no segundo semestre. O clube, porém, decidiu não participar. A campeã foi a Portuguesa Santista, vizinha do Alvinegro.


Convite?


Em junho deste ano, numa reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Andres Rueda disse confiar que o Santos seria convidado a disputar a Copa do Brasil do ano que vem.


– Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar – disse Rueda, em junho.


O regulamento da Copa do Brasil, porém, não prevê convites. O artigo 41 diz o seguinte sobre o caso da Federação Paulista de Futebol:


"Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes." (Com ge)

Nenhum comentário:

Postar um comentário