Foto: Divulgação DOF
Com a retirada de circulação de uma espingarda na noite de ontem (31/05) em Terenos e de uma pistola em Coronel Sapucaia, o número de apreensões de armas de fogo pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) quase dobrou nos primeiros cinco meses do ano.
O montante de armas apreendido em 2023 apresenta um aumento de mais de 76%, comparado ao mesmo período do ano passado e se aproxima de todo o volume tirado de circulação em 2022 todo.
Este ano, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) tem intensificado o combate aos crimes contra o patrimônio na região de Fronteira, em Mato Grosso do Sul, o que tem gerado além do aumento das apreensões de armas, um crescimento na recuperação de veículos roubados ou furtados e na retirada, das ruas, de foragidos da Justiça.
Somente este ano, a Unidade já realizou duas operações pontuais em cidades estratégicas na região de Fronteira, (DOF em Ação I e II) que fez o enfrentamento direto a esses delitos e apresentaram resultados significativos.
Para o diretor do DOF, Coronel PM Everson Antônio Rozeni, o enfrentamento aos crimes contra o patrimônio tem sido exitoso e atende os objetivos iniciais de fazer um enfrentamento específico a determinados delitos. Coronel Rozeni afirma, ainda, que tais operações não causam prejuízos ao combate a outros crimes transfronteiriços.
“A retirada de armas de circulação e de foragidos da justiça, assim como a recuperação de veículos, possuem um caráter preventivo e repressivo bastante eficiente, pois de modo direto retira de circulação possíveis infratores e objetos usados nestas práticas criminosas. Essas ações também tem um efeito positivo frente à comunidade local, visto que demonstram uma efetiva presença naquela localidade, já que o enfrentamento a diferentes crimes transfronteiriços, muitas vezes, produz maior efeito em outros Estados da Federação”, enfatizou o diretor do DOF.
Todas essas ações aconteceram concomitantemente à Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário