quarta-feira, 31 de maio de 2023

Banco dos Brics rejeita ideia de Lula de socorrer Argentina

 

                                             Dilma no Banco dos Brics. (Foto: Divulgação)


A proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder uma linha de crédito do Banco dos Brics à Argentina, por meio do Novo Banco de Desenvolvimento, enfrenta dificuldades financeiras, devido ao baixo nível de reservas cambiais do país vizinho.


A sugestão do petista foi apresentada no mês passado, durante a posse da ex-presidente Dilma Rousseff na chefia da instituição. Lula atribuiu a Dilma a missão de garantir o financiamento necessário à Argentina.


A intenção era anunciar o acordo durante a próxima reunião anual de governadores do banco, com a participação do ministro da Economia argentino, Sergio Massa, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além dos representantes dos demais países associados.


No entanto, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a concretização da operação enfrenta obstáculos, uma vez que seria necessário alterar o estatuto do banco, já que a finalidade da instituição é financiar projetos de infraestrutura para os países associados, e não conceder empréstimos de liquidez a terceiros.


Embora seja possível acelerar a admissão da Argentina como sócia do banco, contornando o procedimento usual, a aprovação da mudança no estatuto para permitir o empréstimo parece improvável no momento.


Caso o estatuto seja alterado e a operação seja realizada, o papel original do banco seria descaracterizado, abrindo precedentes para novos pedidos de socorro financeiro por parte de outros países membros.


Uma alternativa ventilada por Lula seria a concessão de garantias dos países do Brics para operações de comércio exterior entre a Argentina e empresas brasileiras. No entanto, essa manobra também enfrenta dificuldades para ser concretizada.


Para viabilizá-la, cada país do grupo deveria oferecer uma parcela das garantias necessárias, o que teria implicações políticas internas e impactaria as garantias destinadas a Estados e municípios brasileiros no exterior.


A solução mais provável seria a China conceder uma ajuda direta à Argentina, exigindo contrapartidas, como o uso do dinheiro para pagamento de importação de produtos chineses.


A tentativa de usar o Banco dos Brics em benefício da Argentina revela a visão de Lula e seus aliados sobre a governança da instituição, buscando ajudar o governo de Fernández, mesmo que isso implique alterar o propósito original do banco. As informações são da Revista Oeste.

Secretário de Fazenda define pontos importantes da Reforma Tributária em Brasília

 

                                            Foto: Divulgação



Com vistas a definir em conjunto os pontos importantes a serem defendidos na proposta da Reforma Tributária, o secretário estadual de Fazenda Flávio César esteve reunido com o colegiado do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda) em Brasília. O encontro ocorreu na terça-feira (30) por solicitação dos chefes dos Poderes Executivos das 27 unidades federativas, durante última reunião dos Fóruns de Governadores em 24 de maio.


Comprometidos com o fortalecimento do federalismo brasileiro e o bem estar social da população, os secretários de Fazenda dos Estados e do DF vêm se dedicando na elaboração de uma proposta que, além de subsidiar os governadores nos debates, também enfrente as distorções e ineficiências do sistema tributário atual, bem como encontre respostas adequadas às alterações estruturais essenciais na economia brasileira.


Durante o encontro, os secretários de Fazenda defenderam a criação do IVA dual, que reúne os tributos federais, estaduais e municipais, e garante a manutenção da arrecadação para todos os entes da federação. Nesse modelo, cria-se o IBS subnacional e a CBS, de competência federal.


O secretário Flávio César pontua que a substituição de cinco tributos por dois impostos, o IVA dual, é o modelo que tem participação maior de estados e municípios, ou seja, melhor para 'pactuações'. “A adoção de um imposto não cumulativo e cobrado no destino (Imposto sobre Valor Agregado, o IVA) é o futuro do novo sistema tributário que vai ser implantado no Brasil. Precisamos promover a mudança fiscal com responsabilidade, para proteger o Estado de eventuais perdas de arrecadação e garantir mais qualidade de vida para nossa população”, declarou.


Na avaliação do presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier, este é um momento de união e diálogo entre os estados. “Esse debate é importante para que todas as unidades federadas saiam fortalecidas com a aprovação da reforma tributária. Uma reforma que reduza as desigualdades regionais, que traga competitividade para o país e estimule a criação de emprego e renda para a sociedade brasileira”, disse.


Os secretários debateram ainda detalhadamente os tópicos das duas principais propostas que tramitam no Congresso Nacional hoje, a PEC 45 e a PEC 110. O objetivo é apresentar um projeto que traga maior conforto na migração para o princípio do destino e segurança para os estados que tenham situações peculiares, como no caso da Zona Franca de Manaus, garantindo a manutenção das suas políticas de atração de investimentos fundamentais para o desenvolvimento de suas regiões.


A partir desses diálogos, o Comsefaz irá elaborar um documento, o qual será assinado pelos secretários de Fazenda de todos os estados e encaminhado ao Fórum dos Governadores, com o intuito de subsidiar o diálogo com a União e Congresso Nacional.

Projetos que aprimoram o combate à pedofilia são aprovados pela Alems

 

                                            Mesa Diretora da Alems na sessão desta manhã (31) sob a presidência do deputado Gerson Claro (PP) (Foto: Luciana Nassar)



Dois projetos aprovados hoje conferem transparência à norma existente no Estado. As alterações na Lei 5.038/2017 aprimoram o acesso da população sul-mato-grossense ao Cadastro de Pedófilos. Nesta quarta-feira, os deputados aprovaram, por unanimidade, e em segunda discussão, o projeto de lei 11/2023, de autoria do deputado Coronel David (PL), e coautoria de outros parlamentares, que altera a lei de 2017, propondo que a foto do autor seja inserida no sistema de frente, objetivando a melhor identificação das pessoas constantes no cadastro. A matéria aprovada segue à sanção.


O deputado Coronel David explicou o teor da proposta. “Apresentamos para que nós pudéssemos corrigir uma anomalia existente no cadastro em relação ao responsável em inserir os dados dos pedófilos no cadastro. Observamos que, apesar da lei fazer a referência sobre a obrigatoriedade da foto no cadastro, infelizmente quem estava operando, vinha colocando as fotos dos pedófilos de lado, impedindo assim a real identificação daqueles que causam tanto mal às nossas crianças e adolescentes. A foto deverá ser agora obrigatoriamente de frente”, destacou.


Os deputados e deputadas da Casa de Leis parabenizaram a iniciativa do projeto. Junior Mochi (MDB) considera uma “vitória desta Casa de Leis, já que o alcance desta matéria é enorme para acabar com essa chaga em nossa sociedade”. Lucas de Lima (PDT) destacou que “a luta é incansável e incessante em defesa de nossas crianças, e no combate ao crime”. Renato Câmara (MDB) definiu que “o projeto é preventivo e importante, além de alcançar toda a sociedade, possibilitando identificação dos pedófilos”.


A deputada Lia Nogueira (PSDB), ressaltou a importância do alcance da matéria. “Deve servir de modelo, não só para Mato Grosso do Sul, e sim  para todo o Brasil. Eleva e muito a Casa de Leis, parabéns pela sensibilidade e luta pela defesa de nossas crianças e no combate ao crime”. Mara Caseiro (PSDB) reforçou a necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra esse crime. “Abominamos e combatemos qualquer abuso e violência contra nossas crianças, que possamos conhecer essas pessoasm para que não venha cometer outros crimes”.


O deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), também parabenizou o deputado Coronel David. “Estamos melhorando o projeto com essa inserção que efetivamente faltava. Interpreto que ainda é pouco mostrar a foto de frente, penas mais fortes deveriam ser estudadas”, relatou.


Já a segunda matéria que altera a  Lei 5.038/2017, que dispõe sobre o Cadastro Estadual de Pedófilos em Mato Grosso do Sul, foi apreciada e aprovada em primeira discussão. O Projeto de Lei 128/2023, também de autoria do deputado Coronel David, tem o objetivo de assegurar a todos os cidadãos o acesso integral ao Cadastro, respeitando-se o sigilo das investigações policiais. A matéria retorna ao plenário em segunda votação.


“Talvez por falha na interpretação da lei, o alcance do cidadão ao cadastro era limitado. A partir da aprovação deste projeto, o cidadão sul-mato-grossense terá direito a integralidade do cadastro, que conta atualmente com 321 pedófilos, segundo dados da Secretaria de Estado e Segurança Pública [Sejusp]. É uma vitória, pois precisamos ter um instrumento adequado para prevenir crimes de pedofilia contra nossas crianças e adolescentes”, explicou o autor da matéria, deputado Coronel David.


Também em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 119/2023, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que declara de utilidade pública a Associação Polly Cães e Gatos, sediada no município de Ivinhema. A matéria será votada novamente pelos deputados e deputadas estaduais.


Reajustes


Duas propostas de reajustes de vencimentos dos servidores foram aprovadas em primeira discussão. Ambas serão analisadas novamente em plenário. O Projeto de Lei 148/2023, de autoria do Tribunal de Contas (TCE-MS), reajusta o salário dos servidores do órgão em 7%, além dos 5% já assegurados como revisão geral anual. A proposição dispõe, ainda, sobre auxílio-alimentação e auxílio-saúde.




Também aprovado o Projeto de Lei 151/2023, da Mesa Diretora da Alems. A matéria trata sobre o reajuste salarial dos servidores da Casa de Leis, com índice de 4%, e institui o programa de assistência à saúde e altera o regulamento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte.

MS chega a 27 óbitos por dengue e idoso morre de chikungunya

 

                                              Foto: Dourados News-arquivo


Boletins epidemiológicos divulgados na manhã desta quarta-feira (31/5) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) trazem o registro de mais uma morte por dengue em Mato Grosso do Sul, chegando a 27ª neste ano, e também de óbito confirmado nesta semana para chikungunya. 


A vítima mais recente da dengue era idosa de 67 anos de idade, residente em Paranaíba, sem comorbidade relatada. 


Já a morte por chikungunya - a primeira atribuída exclusivamente a esta doença desde 2018 no Estado, é de morador de Brasilândia, com 67 anos e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica como comorbidade. 


Na semana passada duas pessoas morreram por coinfecção de dengue e chikungunya, sendo um morador de Dourados que tinha 43 anos e um idoso de Bela Vista, de 70 anos. 


Transmissão 


Com a atualização de dados, Mato Grosso do Sul chega a 45.777 notificações de casos de dengue, sendo 27.872 confirmados até agora em 2023 – 12.858 por critério clínico e 15.014 por exames em laboratório.


Já o boletim da chikungunya traz o registro total de 5.039 casos prováveis, 905 confirmados. 


Os boletins são elaborados semanalmente por equipe de Gerência Técnica de Doenças Endêmicas, vinculado ao setor de Vigilância em Saúde da SES. 

Safra brasileira de café estimada em 54,7 milhões de sacas

 


Em nível mundial a produção da cafeicultura deverá atingir o equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60kg
Por:  -Aline Merladete

A produção total dos Cafés do Brasil foi estimada em um volume físico equivalente a 54,7 milhões de sacas de 60kg para a safra de 2023. Tal estimativa inclui obviamente a produção de 37,9 milhões de sacas da espécie de Coffea arabica, as quais equivalem a 69,3% da produção nacional, e, adicionalmente, 16,8 milhões de sacas de Coffea canephora, espécie no caso que contempla os cafés conilon e robusta, que correspondem a 30,7% da safra nacional total.



Segundo informações divulgadas pelo Observatório do Café, em nível mundial a produção da cafeicultura deverá atingir o equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60kg, das quais 98,6 milhões de sacas serão da espécie de C. arábica, que corresponderão a 57,5% da safra global, e 72,7 milhões de sacas de C. canephora, que representarão em torno de 42,5% da produção mundial no ano-cafeeiro 2022-2023.


Neste mesmo contexto, vale também destacar que a safra estimada para os Cafés do Brasil, caso tais números se confirmem, corresponderá a 32% da produção global, incluindo obviamente as duas espécies citadas. E, especificamente, que a produção de café arábica no Brasil equivalerá a aproximadamente 38,5% da produção de C. arabica em nível mundial, e, ainda, que a produção brasileira de C. canephora corresponderá a 23% da produção dessa espécie (robusta+conilon) em nível mundial.


 

Força-tarefa flagra 'comboio do contrabando' em rodovia de MS

 

                                            Foto: Policia Civil Divulgação


 Um comboio com contrabando foi flagrado pela polícia civil, por intermédio da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira)  na MS-164, Trevo do Copo Sujo, no dia 29.


Ao todo, oito pessoas estavam envolvidas na ação, sendo autores com idade entre 24 a 39 anos. 


Por volta das 21h, da data, policiais da Delegacia durante monitoramento das rodovias e estradas vicinais do Estado do Mato Grosso do Sul apreenderam sete veículos com produtos de contrabando e descaminho, no município de Ponta Porã.


Os veículos apreendidos eram conduzidos por indivíduos com idades entre 24 e 39 anos, em forma de “comboio”. 


Os autores transportavam grande quantidade de pneus estrangeiros, cigarros paraguaios, tapetes, roupas, roteadores e barracas.


Os envolvidos, juntamente com os veículos e o material apreendido, foram encaminhados para a sede da Defron, em Dourados, onde foram qualificados e liberados.


Já os produtos contrabandeados e descaminhados, bem como, os automóveis, serão encaminhados para a Receita Federal de Ponta Porã em data oportuna. 


O material apreendido está avaliado em 250 mil reais.


Wender Carbonari e Osvaldo Duarte

Dourados News

Setor público tem superávit primário de R$ 20,3 bi em abril

 

                                             Foto: Marcelo Casal Jr.


Um superávit primário de R$ 20,3 bilhões foi registrado pelo setor público consolidado em abril deste ano. O resultado é 47,8% inferior ao apurado em abril do ano passado. Os dados são das Estatísticas Fiscais divulgadas nesta quarta-feira (31) pelo Banco Central do Brasil.


O setor público consolidado é composto pelos governos central e locais, além das estatais não financeiras (federais, estaduais e municipais), com exceção da Petrobras.


Em abril deste ano, o governo central apresentou um superávit de R$ 16,9 bilhões e os governos regionais tiveram resultado positivo de R$ 4 bilhões. Por outro lado, as empresas estatais tiveram déficit de R$ 602 milhões no período.


O superávit acumulado pelo setor público consolidado nos 12 meses encerrados em abril chega a R$ 56,2 bilhões, ou 0,55% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. 


Juros nominais

O montante dos juros nominais do setor público – apropriados por competência – somou R$ 45,8 bilhões no mês, 42,7% a menos do que os R$ 79,9 bilhões de abril do ano passado. 


A redução foi influenciada pelo resultado das operações de swap cambial, que teve ganhos de R$ 14,2 bilhões em abril de 2023 e perdas de R$ 15,4 bilhões em abril de 2022. 


No acumulado de 12 meses, os juros nominais alcançaram R$ 659,5 bilhões (6,47% do PIB) em abril de 2023. No acumulado de 12 meses em abril do ano passado, o valor era de R$ 489,4 bilhões (5,35% do PIB).


O resultado nominal do setor público, que considera o resultado primário e os juros nominais apropriados, ficou deficitário em R$ 25,4 bilhões em abril. O déficit nominal acumulado em 12 meses chegou a R$ 603,3 bilhões (5,92% do PIB).


Dívida

A dívida líquida do setor público (DLSP) manteve-se estável em relação a março, com R$ 5,8 trilhões ou 57,2% do PIB. O resultado foi impactado pelos juros e pela valorização cambial de um lado e pelo superávit primário e variação do PIB nominal de outro.


A dívida bruta do governo geral (DBGG), que inclui governos federal, estaduais e municipais, além de previdência social, chegou a 73,2% do PIB, ou seja, R$ 7,5 trilhões. Houve um aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior.

BNDES entrará em autorregulação para cadeia da carne, diz Febraban

 

                                              Foto: Canal Rural

Canal Rural


O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que deve entrar para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entrará na autorregulação socioambiental anunciada pela entidade na segunda-feira (29). O banco de fomento federal também vai aderir aos protocolos de gerenciamento dos riscos de desmatamento ilegal na cadeia da carne no Brasil.


A norma valerá a partir de 2025, e já conta com a adesão dos maiores bancos brasileiros, associados à Febraban.


“Dessa forma, o BNDES, como agência de fomento mais importante do país, vai ingressar na autorregulação socioambiental da Febraban, bem como irá aderir aos protocolos de gerenciamento do risco de desmatamento ilegal na cadeia de carne no País”, afirma a entidade em nota.


O BNDES pediu para entrar na entidade neste ano, e foi aprovado pela governança da entidade. Segundo a Febraban, neste momento, está em processo de consolidação da adesão aos fóruns técnicos.


“O BNDES tem ações importantes voltadas ao gerenciamento do risco social, ambiental e climático, inclusive na cadeia de carnes desde 2009, bem como no direcionamento de investimentos para atividades que tenham impacto positivo na sociedade e no meio ambiente”, adiciona a Febraban, que complementa que o ingresso do BNDES na iniciativa vai fortalecê-la rumo ao desenvolvimento de “uma economia cada vez mais inclusiva e sustentável”.

Número de apreensões de armas aumenta 9,54% em Mato Grosso do Sul

 

                                           Aumenta o número de apreensões no Estado (Foto: Divulgação )


O número de apreensões de armas de fogo em Mato Grosso do Sul aumentou 9,54% entre 1° de janeiro e 14 de maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. 


De acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foram apreendidas 545 armas em 2022, entre o primeiro dia do ano e 14 de maio. Em 2023 a quantidade apreendida foi de 597 armas no mesmo período, representando um aumento de 52 armas.


“Os números positivos são resultado do policiamento preventivo, principalmente na Capital, incrementado com o OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena), um programa que triplicou o número de viaturas de forma preventiva. Além do trabalho de policiamento já desenvolvido nas rodovias”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Púbica, Antonio Carlos Videira.


Dados da Sejusp mostram que em 2020 foram apreendidas um total de 1.639 armas e em 2021 1.702 armas. Já em 2022 as forças estaduais de segurança tiraram de circulação em Mato Grosso do Sul 1.560 armas de fogo; porém uma pequena queda em comparação com os dois anos anteriores.


Fronteira e Divisa


Conforme ressaltou o secretário, “Mato Grosso do Sul, fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia, na grande extensão de mais de 1.500 quilômetros de fronteira seca, tem uma expansão do número de vias que permite adentrar no nosso território todos os tipos de ilícitos transfronteiriços, como armas e drogas”.


O enfrentamento a esse tipo de modalidade criminosa exige, segundo Videira, a participação dos órgãos da segurança púbica Estadual e Federal no Mato Grosso do Sul e ainda a expansão das ações para as divisas do Estado.


“Quando implementamos a fiscalização não só na fronteira, mas nas divisas (com os estados), aumentamos o volume de apreensões de armas e munições e produtos contrabandeados, inclusive de cocaína. Foram instalados radares em Porto Murtinho, Ponta Porã e Corumbá. Esses radares fiscalizam aeronaves de tráfego aéreo de baixa altitude que são empregados principalmente para o transporte de cocaína e armas longas, como o fuzil”.


As aeronaves que são apreendidas e interceptadas fizeram com o que o crime organizado migrasse o transporte destes produtos para vias terrestres e fluviais.


“Diante disso, temos um aumento do volume de drogas apreendidas, temos um volume de apreensões de armas e munições em decorrência da demanda, principalmente dos grandes centros. Em Mato Grosso do Sul, por sermos corredor para estes grandes centros consumidores, temos robustecido o policiamento, justamente como uma forma, não só de reprimir crimes dentro do nosso território, mas para também colaborar com o restante do país, coibindo os ilícitos que passam pelas nossas vias e tem como destino os grandes centros consumidores e daqui para outros países e continentes”, afirmou o secretário.


Responsável pelo policiamento na fronteira do Estado, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), tem fortalecido as ações que promovem as buscas por armamentos irregulares. 


“Temos intensificado as buscas para localizar armas, o que tem aumentado as apreensões. A maioria de armas irregulares apreendidas pelo DOF são armas pequenas, revolveres e pistolas” explicou o diretor do DOF, coronel Everson Antonio Rozeni.

Inscrições abertas para nova turma do curso Agente de Viagens

 



O Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac/SC) abrem mais uma turma para o curso Agente de Viagens. Nesta 4ª turma, serão destinadas 160 vagas para os estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. 


As inscrições estão abertas a partir de hoje (31.05) e vão até o dia 27 de julho. Podem participar da qualificação profissionais interessados em atuar no segmento.


A capacitação é ministrada na modalidade a distância (EaD) e tem carga horária de 172 horas. Além disso, os concluintes receberão certificado (para ter direito ao certificado, o aluno deve ter competência desenvolvida em todas as unidades curriculares). 


Para cursar a qualificação, os interessados devem ter no mínimo 16 anos de idade e ter concluído o Ensino Médio. Também é preciso ter conhecimentos em navegação na internet e acesso a um computador com internet banda larga.


Com o curso, o estudante vai aprender a planejar e organizar as atividades profissionais no setor de turismo, atender o cliente dos serviços turísticos e realizar as etapas para viabilização da viagem.


O que faz um agente de viagens - O agente de viagens é responsável por intermediar a aquisição de passagens aéreas, rodoviárias, ferroviárias e marítimas, a reserva de acomodações e passeios, refeições e entretenimento quando necessário, a locação de autos e serviços de guiamento e intérprete, organizando o roteiro da excursão e providenciando seguro.


Ele (a) também tem como função orientar o cliente na escolha da viagem adequada a seus interesses e necessidades, observando fatores de tempo, época, orçamento, destino provável, documentação exigida entre outros.


Além disso, o profissional presta toda a informação referente à disponibilidade, aos procedimentos de embarque e desembarque, preços e formas de pagamento de pacotes e viagens turísticas.

 

Tereza Cristina: “É inadmissível que investimentos benéficos ao povo fiquem paralisados”

 

                                              Foto: Divulgação


 


Durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, 24 , a líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MS), afirmou ser inadmissível o protelamento da conclusão de obras importantes para o país devido a exigências que desconsideram as medidas capazes de compensar danos e mitigar riscos ambientais.


“A segurança jurídica para a conclusão de obras importantes depende de regramento ambiental com bom senso. Os governos precisam conversar sobre suas políticas ambientais. Temos leis muito boas no Brasil, que precisamos seguir, mas temos investimentos que dependem de razoabilidade”, disse.


Tereza Cristina defendeu a definição de condicionantes ambientais que liberem a prospecção de petróleo na Margem Equatorial. “Temos estudos para fazer a compensação, a mitigação do risco que se tem quando vem um novo projeto de desenvolvimento importante para a economia e para o povo brasileiro. Pelas desigualdades que temos, não podemos deixar alguns estados na pobreza e na miséria.”



O ministério do Meio Ambiente tem que decidir o que é bom, mas não sozinho”, avaliou Tereza Cristina.

Convidado para a audiência pública, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também classificou como “uma incoerência e um absurdo” a exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a realização de novos estudos sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, no litoral norte do país.


Para o Alexandre Silveira, documentos apresentados por um grupo de trabalho do Ministério do Meio Ambiente em 2012, antes da licitação dos blocos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), seriam suficientes para a prospecção de reservas no poço de Foz do Amazonas.


Durante a audiência, Silveira sugeriu que o Ibama indique exigências ambientais que possam resultar na liberação da área. Mas o órgão condiciona a exploração à apresentação de uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS).


O ministro de Minas e Energia defendeu ainda mais “sinergia política” entre os diversos setores do governo federal envolvidos na liberação ambiental e na exploração de petróleo. Ele se disse “surpreendido” com a decisão do Ibama, tornada pública há três semanas, sem “um debate mais profundo” sobre o tema.


“Tomei a liberdade de ligar para o presidente do Ibama e dizer da importância de ele ‘sinergizar’ a decisão final dele. Estudar a possibilidade de o caminho ser, em vez da negativa, as condicionantes ambientais que superassem esta questão”, revelou. “ É inadmissível que não possamos conhecer das nossas potencialidade minerais no país”, criticou.


A senadora Tereza Cristina também lembrou das dificuldades impostas aos investimentos destinados à exploração de potássio, vital para a produção de fertilizantes, em Autazes (AM). Ela disse ao ministro Silveira esperar que o governo se empenhe para que o empreendimento seja viabilizado em breve.


Itaipu

Tereza Cristina também destacou, durante a audiência, o “extraordinário trabalho” da Itaipu Binacional com o projeto de manejo das microbacias, que favorece as boas práticas agrícolas. Ela defendeu que o projeto tenha continuidade e alcance a margem esquerda do rio Paraná, onde se localizam municípios do Mato Grosso do Sul.


A audiência pública foi sugerida pelo presidente da CI, senador Confúcio Moura (MDB-RO), e pelos senadores Lucas Barreto (PSD-AP) e Esperidião Amin (PP-SC). O senador catarinense criticou a forma de composição de preços da hidrelétrica de Itaipu, que impacta nas tarifas cobradas por outras usinas no Brasil.



Com informações da Agência Senado

Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos

 

                                            Foto: Fabio Rodrigues

Agência Brasil

Termina hoje (31) o prazo para inscrição no programa Mais Médicos, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. Também podem se inscrever brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.  


O edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios foi divulgado na última segunda-feira (22). Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de sua preferência.  


A previsão, segundo a pasta, é de que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho. Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. Para desempate, terão prioridade candidatos que residem mais próximos do local de atuação, com maior tempo de formado e de maior idade.  


O valor previsto no edital da bolsa-formação é de R$ 12,3 mil por mês, pelo prazo de 48 meses, prorrogáveis por igual período. Todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa, sendo que os que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.  


Balanço

Segundo o ministério, atualmente mais de 8 mil médicos atuam no programa e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de mil vagas inéditas para a Amazônia Legal.  


Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em distritos sanitários indígenas, inclusive no território yanomami, em situação de emergência sanitária.  


"A expectativa do governo federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS", informa o ministério.

Lei de autoria de Jamilson Name é uma vitória contra uso indevido de substância corrosiva vendida como solução para o autismo

 

                                              Foto: Divulgação



Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul desta quarta-feira (31), a Lei Estadual 6.059/2023,  que torna ilegal produzir, distribuir, comercializar, extrair, fabricar, transformar, preparar, possuir, manter em depósito, importar, exportar, reexportar, remeter, transportar, expor, oferecer, vender, comprar, trocar, ceder ou adquirir, para qualquer fim, por pessoas físicas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, substâncias ou matéria-prima destinada à obtenção do dióxido de cloro, também chamado de Solução Mineral Milagrosa (MMS), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.


Informações equivocadas sobre o MMS (Solução Mineral Milagrosa) acabaram influenciando algumas pessoas a acreditarem que o produto poderia ser usado no tratamento do autismo. A medida, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), determina ainda que a vedação ocorra mesmo que em proporções diversas ou de forma inominada. Porém, a restrição não se aplica às pessoas jurídicas “legalmente constituídas, que utilizem o dióxido de cloro para fins industriais ou comerciais”.


“Essa Lei é uma vitória contra a desinformação e o uso indevido dessa substância corrosiva e ineficaz, que apesar das proibições, ainda era encontrada para venda, já que de forma errônea, era oferecida como a solução para "cura" do autismo”, justifica o deputado estadual Jamilson Name.


As farmácias de manipulação atuantes no Estado também ficam obrigadas a afixar cartazes em folha A3, com os seguintes dizeres de resolução do Ministério da Saúde: “De acordo com a Resolução nº 1407, de 1º de junho de 2019, está proibida a fabricação, distribuição, comercialização e uso dos produtos MMS – Miracle Mineral Solution”.


O descumprimento da lei, sujeitará o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, nos termos dos artigos 56 e 57, devendo a multa ser estipulada em regulamentação própria do Poder Executivo e revertida para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor - FEDDC.

Por fim, a lei também determina que o Executivo garantirá a aplicação e fiscalização da nova norma, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Fortaleza e Palmeiras entram em campo pelo duelo de volta da Copa do Brasil

 

                                           Arena Castelão, palco do jogo de hoje (Foto: Divulgação )


Fortaleza e Palmeiras entram em campo nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Castelão, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O ge acompanha a partida em Tempo Real - clique aqui para seguir tudo sobre Fortaleza x Palmeiras.


Depois do 3 a 0 para o Verdão no jogo de ida, o Leão do Pici precisa vencer o jogo por três gols para levar a decisão para os pênaltis ou por quatro de diferença para avançar de maneira direta. O time de Abel Ferreira pode até perder por dois gols e ainda assim avançar de fase.


Jogando no Castelão, o Fortaleza não é derrotado desde o dia 29 de março, quando perdeu para o Ceará por 3 a 2 na semifinal da Copa do Nordeste. O Leão se recuperou na última semana e garantiu duas vitórias importantes. Venceu o San Lorenzo na Sul-Americana e o Vasco pela Série A. O ataque também voltou a funcionar e, agora, já soma 82 gols no ano.


O Palmeiras chega para o duelo desta quarta-feira depois de dois empates fora de casa pelo Brasileirão, contra Santos e Atlético-MG, e uma vitória como visitante na Libertadores, contra o Cerro Porteño. Neste período, Abel Ferreira tentou administrar o desgaste físico do seu elenco para chegar inteiro na decisão por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. (Com ge)

Receita começa a pagar 1º lote de restituição do IR 2023 nesta quarta-feira

 

                                             IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

               


A Receita Federal libera nesta quarta-feira (31) o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física de 2023. Os valores estão depositados na conta-corrente do contribuinte, indicada na declaração.Receita começa a pagar 1º lote de restituição do IR 2023 nesta quarta-feiraReceita começa a pagar 1º lote de restituição do IR 2023 nesta quarta-feira


O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. 


Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.


Clique aqui para ler e ouvir a série completa Tira-Dúvidas do IR 2023.


Neste primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, são pagos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.


A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina hoje, às 23h59.

Economia Taxa de desemprego de 8,5% é a menor para abril desde 2015, diz IBGE

 

                                              Foto: Rovena Rosa


A taxa de desemprego do trimestre finalizado em abril deste ano (8,5%) é a menor para o período desde 2015, quando o indicador havia ficado em 8,1%. Na comparação com o ano passado, por exemplo, houve uma queda de 2 pontos percentuais, já que a taxa do trimestre encerrado em abril de 2022 foi de 10,5%. 


Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


Esse também é o segundo ano consecutivo em que a taxa de desemprego não cresce em relação ao trimestre encerrado em janeiro, como costuma acontecer nesse período. Em 2022, a taxa caiu 0,7%. Neste ano, manteve-se estável. 


Segundo a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito, tampouco houve aumento da população desempregada, que se manteve estável, em 9,1 milhões de pessoas. “O que está explicando essa taxa [de desemprego] ter ficado estável [na comparação trimestral] é porque a procura [por trabalho] não aumentou estatisticamente como era esperado pela questão sazonal”, conta. 


Ela destaca ainda que a população subutilizada, aquela que está desocupada ou que poderia trabalhar mais do que trabalha, ficou em 21 milhões de pessoas, isto é, 2,5% menor que no trimestre anterior (encerrado em janeiro) e 19,6% inferior ao mesmo período do ano passado (trimestre findo em abril de 2022). 


A população fora da força de trabalho, ou seja, aqueles que não estão trabalhando e nem procurando emprego, aumentou, chegando a 67,2 milhões de pessoas. Houve altas de 1,3% ante o trimestre anterior e de 3,5% no ano. 


“Quando a gente vai olhar para a população fora da força, poderia pensar que as pessoas desistiram de procurar porque o mercado está ruim, mas não é o que parece. A população desalentada teve redução e a força de trabalho potencial também teve redução”, afirma a pesquisadora. 


A população desalentada é formada por aqueles que gostariam de trabalhar e estavam disponíveis, mas não buscaram trabalho por vários motivos. Esse contingente chegou a 3,8 milhões de pessoas, 4,8% a menos do que no trimestre anterior e 15,3% a menos do que no ano passado. 


Já a força de trabalho potencial reúne aquelas pessoas que procuraram trabalho, mas não estavam disponíveis e aquelas que gostariam de trabalhar, mas não chegaram a buscar emprego. O tamanho desse grupo caiu 6,2% na comparação trimestral e 16,7% na comparação anual. 


“Não parecem ser questões do mercado de trabalho esse aumento fora da força. Não parece ser por desânimo em relação ao mercado de trabalho”, conta Alessandra. “Podem ser outros fatores, que são vários. Pode ser outra fonte de renda, opções da pessoa, uma opção de mais estudo, mais qualificação. E a gente não consegue responder com os dados nessas divulgações [pesquisas] mais conjunturais”, disse. 


Segundo a pesquisadora, ao longo de 2022, a taxa de desemprego mostrou uma melhora em relação ao início da pandemia de covid-19 (anos de 2020 e 2021) e, nos últimos trimestres, vem apresentando estabilidade em torno de 8%.  


Ocupação 

O contingente de pessoas ocupadas, ou seja, aqueles que estão trabalhando no país, ficou em 98 milhões de pessoas, um recuo de 0,6% (menos 605 mil pessoas) ante o trimestre anterior e uma alta de 1,6% (mais 1,5 milhão de pessoas) em relação ao ano anterior. 


O nível de ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) chegou a 56,2%: queda em relação ao trimestre anterior (56,7%) e alta na comparação com o ano passado (55,8%). 


A perda de postos de trabalho de janeiro para abril ocorreu principalmente nos setores do comércio, agricultura e serviços domésticos. Já a alta em relação a abril de 2022, pode ser explicada pela abertura de postos nos segmentos de transporte, armazenagem e correios; informação, comunicação e atividades financeiras; e administração pública. 


Informalidade 

A taxa de informalidade no mercado de trabalho brasileiro chegou a 38,9% da população ocupada, ou seja, 38 milhões de pessoas. O percentual ficou abaixo dos observados no trimestre anterior (39%) e no mesmo trimestre do ano passado (40,1%). 


Os empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (que não fazem trabalho doméstico) ficou em 36,8 milhões, estável ante trimestre anterior e 4,4% superior (mais 1,6 milhão de pessoas) ante o ano anterior. 


Aqueles que trabalham sem carteira assinada no setor privado (12,7 milhões) recuaram 2,9% (menos 383 mil pessoas) no trimestre e ficou estável na comparação anual. 


O contingente de trabalhadores por conta própria (25,2 milhões de pessoas) manteve-se estável em ambas as comparações. 


Já os trabalhadores domésticos chegaram a 5,7 milhões de pessoas, queda 3,2% no trimestre e ficou estável ante o trimestre encerrado em abril de 2022. 


Rendimento 

O rendimento real habitual ficou em R$ 2.891, estável ante o trimestre anterior. Houve um crescimento de 7,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. A massa de rendimento real habitual (R$ 278,8 bilhões) também ficou estável ante o trimestre anterior e cresceu 9,6% na comparação anual.

PRF diz não que rodovias federais de MS não registram bloqueios nesta quarta

 



As rodovias federais de Mato Grosso do Sul não registram bloqueios na manhã desta quarta-feira (31). A informação é da PRF (Polícia Rodoviária Federal). 


Como mostrado pelo Dourados News, nesta terça-feira (30), povos indígenas realizaram atos na BR-463, entre Dourados e Ponta Porã e na Perimetral Norte. Os grupos se manifestam contra o Marco Temporal, projeto de lei que foi aprovado nesta terça-feira (30), na Câmara dos Deputados e muda o sistema de demarcação de terras indígenas no país.


Na via que dá acesso a fronteira, a fila de carros formada com o bloqueio na terça-feira (30) ficou bastante extensa.


Ações similares ocorreram em São Paulo, como  na rodovia dos Bandeirantes, em Jaraguá, na Zona Norte da capital. 


Marco Temporal


O projeto aprovado Marco Temporal restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição federal.


Conforme informações da Câmara dos Deputados, o PL  foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA). Segundo o texto, para serem consideradas terras ocupadas tradicionalmente, deverá ser comprovado objetivamente que elas, na data de promulgação da Constituição, eram ao mesmo tempo habitadas em caráter permanente, usadas para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reprodução física e cultural.

Boi: preços estáveis em São Paulo

 

                                                          Kadijah Suleiman

As cotações de todas as categorias permaneceram estáveis nesta terça-feira


As cotações de todas as categorias permaneceram estáveis nesta terça-feira. Mas, com as escalas de abate confortáveis e com a boa oferta de boiadas, alguns compradores abriram o dia ofertando condições abaixo da referência.


Espírito Santo


Com escalas de abate confortáveis, os compradores ofertaram menos R$10,00/@ para o “boi China” e R$5,00/@ menos para a novilha, para o boi destinado ao mercado interno e para a vaca, os preços permaneceram estáveis.


Região de Cuiabá em Mato Grosso


Os preços ficaram estáveis na região, mas, com a boa oferta de fêmeas e as escalas de abate alongadas, as cotações permanecem pressionadas e houve negócios fechados abaixo da referência.

PSDB marca data de filiação de mais 2 prefeitos e tem mais 3 "engatilhados"

 


Após as filiações dos prefeitos de Miranda, Fábio Florença, de Tacuru, Rogério Torquetti, e de Iguatemi, Lídio Ledesma, em uma maratona que começou no dia 18 e terminou no dia 20, o presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, já teria marcado as datas para o ingresso de mais dois gestores municipais no ninho tucano e “engatilhado” mais três no decorrer dos próximos meses.


Segundo apurou o Correio do Estado, assinarão as fichas de filiação ao PSDB de Mato Grosso do Sul, nos dias 23 e 24 de junho, os prefeitos de Santa Rita do Pardo, Lucio Roberto Calixto (Podemos), e de Ivinhema, Juliano Ferro (União Brasil), respectivamente.


Ainda na primeira data, em Santa Rita do Pardo, o ex-prefeito de Selvíria Jaime Soares Ferreira (PSD) também se juntará aos tucanos.


Além disso, conforme a reportagem conseguiu levantar, os próximos três prefeitos que vão engrossar as fileiras do partido são os de Paranaíba, Maycol Queiroz (PDT), Juti, Gilson Marcos da Cruz (PSD), e Bonito, Josmail Rodrigues (PSB).



Com isso, o total de gestores municipais filiados ao PSDB chegará a 45, representando mais de 50% dos 79 municípios sul-mato-grossenses.


A TOQUE DE CAIXA

No dia 16, o ex-governador Reinaldo Azambuja já tinha adiantado, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, que o PSDB ganharia um reforço dos chefes do Executivo de Miranda, Fábio Florença, de Tacuru, Rogério Torquetti, e de Iguatemi, Lídio Ledesma.


Ainda, o presidente estadual do PSDB tinha dito que, em junho, mais quatro prefeitos engrossariam as fileiras do partido, porém, como a reportagem confirmou, o número acabou sendo maior, passando de quatro para cinco gestores municipais.


Além disso, o ninho tucano poderá ganhar novos prefeitos filiados até o fim deste ano. Entretanto, conforme a apuração do Correio do Estado, esses novos gestores públicos ainda estariam em tratativas para trocar ou não de legenda, sendo prudente que fiquem de fora do cálculo.


Proporcionalmente, o PSDB do Estado já é o maior do Brasil, com Eduardo Riedel como governador, três deputados federais, seis deputados estaduais, 40 prefeitos (sem contar os cinco que já estão com as malas prontas), 15 vice-prefeitos e 243 vereadores.


Ao Correio do Estado, Reinaldo Azambuja declarou que o partido não quer ser uma sigla isolada e, por isso, vai procurar dialogar com todas as legendas aliadas, citando o PP, o PSB, o Republicanos e o MDB, a fim de buscar uma ampla aliança onde for possível.


“Na política, temos de conversar com todo mundo e respeitar as questões locais. Onde der para compor, vamos fazer isso”, garantiu o presidente estadual do PSDB na última conversa com a reportagem.

O aumento do número de prefeitos filiados ao ninho tucano pode ajudar a campanha eleitoral do partido nas eleições municipais do próximo ano.


Outro fator importante é contribuir para que a legenda mantenha a hegemonia como a sigla estadual com o maior número de prefeitos filiados a ela em Mato Grosso do Sul, bem à frente do segundo colocado, que, por enquanto, ainda é o PP, aliado do partido tucano desde o pleito do ano passado.



Prefeitos filiados ao PSDB em MS: Edinaldo Bandeira (Amambai), Nildo Alves (Anastácio), Edson Takazono (Anaurilândia), Odilon Ribeiro (Aquidauana), Alexandre Garcia (Aral Moreira), Germino Roz (Batayporã), Reinaldo Benites (Bela Vista), Kazuto Horii (Bodoquena), André Nezzi (Caarapó), Neco Pagliosa (Caracol), Valdecy Costa (Cassilândia), João Krug (Chapadão do Sul), Marcela Lopes (Corguinho), Marcelo Iunes (Corumbá), Jean Fogaça (Douradina), Jair Scapini (Guia Lopes da Laguna), Juvenal Consolaro (Figueirão), Lídio Ledesma (Iguatemi), Marcos Pacco (Itaporá), Paulo Franjotti (Japorã), Edson Nogueira (Jaraguari), Eraldo Leite (Jateí), Marcos Calderan (Maracaju), Fábio Florença (Miranda), Valdomiro Sobrinho (Mundo Novo), Rhaiza Matos (Naviraí), Valdir Junior (Nioaque), Guga (Novo Horizonte do Sul), Eduardo Campos (Ponta Porã), Nelson Cintra (Porto Murtinho), Cleidimar Camargo (Rio Negro), Francisco de Paula (Rochedo), Jeferson Tomazoni (São Gabriel do Oeste), José Fernando (Selvíria), Francisco Piroli (Sete Quedas), Rogério Torquetti (Tacuru), Clóvis do Banco (Taquarussu), Henrique Wancura Budke (Terenos), Angelo Guerreiro (Três Lagoas) e Marcos Benedetti (Vicentina).


Daniel Pedra

Com informação do Portal Correio do Estado

TCE faz vistoria em 33 Unidades Básicas da Saúde de Campo Grande

 

                                            Foto: Diulgação


Auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foram às ruas na manhã desta quarta-feira (31) para fazer uma vistoria em Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande. Até o fim dos trabalhos 33 postos de saúde, entre UBS e USF, serão visitadas pelos auditores estaduais de controle externo do TCE, divididos em 11 equipes.


Conforme a assessoria do TCE, “a intenção é fazer um diagnóstico dos serviços da atenção primária, que servirá de subsídio para a correção dos problemas, e levantar objetos para futuras fiscalizações”.


A ação está sendo coordenada pelo chefe da divisão da saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza, sob a relatoria do conselheiro Marcio Monteiro.  O trabalho de fiscalização será feito por meio de questionário sobre as instalações, equipamentos, recursos humanos, exames, medicamentos e insumos, imunização entre outros e o registro fotográfico dos achados. 


Conforme a assessoria do Tribunal, os trabalhos são semelhantes aos desenvolvidos em escolas públicas do país inteiro por integrantes dos tribunais de todos os estados. A diferença é que agora a vistoria ocorre somente em Campo Grande e a previsão é de que numa segunda etapa os técnicos façam vistorias semelhantes também nas UPAs da Capital. 


Conforme o TCE, 80% dos casos de atendimentos em hospitais ou UPAs poderiam ser resolvidos por meio de atendimentos nas Unidades Básicas, o que evitaria os constantes problemas de superlotação em hospitais, como está ocorrendo nos últimos meses tanto na rede pública quanto na privada de Campo Grande. 


Com Assessoria

Ao custo de R$ 12,7 milhões, projeto para novo anel viário de Ladário é autorizado

 



Ao custo de R$ 12,7 milhões, o Governo do Estado autorizou a contratação de estudo e projeto para construção do novo anel viário de Ladário, cidade a 425 quilômetros de Campo Grande. O projeto prevê a pavimentação de 5,15 km de acesso ao Porto Granel Química, a partir da rodovia BR-262, em Ladário


Segundo a administração estadual, a construção do anel viário irá proporcionar um maior fluxo das cargas de minério que passam pela cidade e dará mais segurança ao trânsito local. O governador esteve na cidade para a autorização do projeto.

Seleção faz duelo decisivo contra Tunísia pelas oitavas do Mundial Sub-20

 

                                               Foto: CBF

Da Redação, com CBF


A liderança do grupo D e as boas vitórias na primeira fase da Copa do Mundo Sub-20 já estão no passado. Contra a Tunísia, nesta quarta-feira, às 13h30 (MS), no Estádio Ciudad de La Plata, a Seleção Brasileira começa uma nova disputa. Em busca da sexta estrela da competição, o time canarinho faz duelo decisivo pelas oitavas de final para poder seguir vivo no torneio.


Apesar da derrota na estreia para a Itália por 6 a 0, o Brasil reagiu na competição e construiu resultados importantes para garantir a primeira colocação do grupo. Goleou a República Dominicana por 6 a 0 e confirmou o bom futebol ao vencer a Nigéria por 2 a 0.


Dono do melhor ataque do Mundial Sub-20, com dez gols marcados, o técnico Ramon Menezes acredita que o resultado é fruto da sequência de trabalho.


No cargo desde o ano passado, ele soma 23 jogos oficiais, com 16 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Foram 56 gols marcados e 19 sofridos no período.


Campeão do Sul-Americano Sub-20, o treinador busca um novo título pela Seleção Brasileira e ligou o sinal de alerta diante das dificuldades que encontrará no jogo contra a Tunísia.


“A Tunísia chega nas oitavas com muita força e também por méritos. Buscou a classificação e fez um jogo muito bom diante do Iraque (...) Um adversário que vai dificultar muito as nossas ações. Um adversário acostumado a jogar com uma linha de cinco, se protegendo muito e com uma transição muito forte”, analisou o treinador.


O vencedor de Brasil e Tunísia vai enfrentar Israel, que derrotou no dia anterior o Uzbequistão por 1 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Sub-20.

Médico deixa o Santos após receber proposta do Palmeiras: "Dever cumprido"

 

Gazeta Esportiva

Nesta terça-feira, o médico Guilherme Dilda anunciou a sua saída do Santos. O profissional ficou quase um ano e meio no clube e publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais.


"Quando me foi apresentado o projeto de coordenar o Departamento Médico, em janeiro de 2022, o clube tinha alguns objetivos desafiadores dentro da área médica. Não foi fácil assumir tamanha responsabilidade. Hoje tenho orgulho de olhar para trás e ver que conseguimos alcançar todos eles", escreveu.


"Conquistamos diversos avanços dentro da área de saúde, chegamos a ser o quarto clube com menor índice de lesões no Brasil em 2022 mesmo com diversas mudanças no futebol, fruto do trabalho de muita gente boa que compõe o Núcleo de Saúde e Performance", completou.


O futuro de Guilherme Dilda será nas categorias de base do Palmeiras. O médico recebeu uma proposta do clube alviverde e, por isso, decidiu deixar o Peixe. A informação foi divulgada pelo Diário do Peixe e confirmada pela Gazeta Esportiva.


Guilherme já trabalhou no Palmeiras, de 2015 até o final de 2021. Ele também já integrou o departamento médico da Seleção Brasileira sub-17 no Mundial de 2019.


Veja a mensagem de Dilda na íntegra:


"Após intensos 1 ano e 5 meses, hoje me despeço do Santos Futebol Clube. Quando me foi apresentado o projeto de coordenar o Departamento Médico, em janeiro de 2022, o clube tinha alguns objetivos desafiadores dentro da área médica. Não foi fácil assumir tamanha responsabilidade. Hoje tenho orgulho de olhar para trás e ver que conseguimos alcançar todos eles.


A dedicação foi diária e não poupei esforços para dar o meu melhor dentro do clube. Conquistamos diversos avanços dentro da área de saúde, chegamos a ser o 4 clube com menor índice de lesões no Brasil em 2022 mesmo com diversas mudanças no futebol, fruto do trabalho de muita gente boa que compõe o Núcleo de Saúde e Performance. Mas não há melhor indicador de sucesso do que a confiança conquistada diante dos atletas e dos colegas de trabalho. Essa é a melhor forma de reconhecimento profissional.


Agradeço a cada atleta e funcionário do Santos pelo acolhimento e pela confiança no trabalho proposto. Saio com uma sensação de dever cumprido e confiante de que o clube tem as pessoas certas para continuar conduzindo o Santos ao sucesso que a instituição tanto merece. Especialmente aos meus colegas do Núcleo de Saúde, obrigado pela convivência diária. Foi meu maior desafio profissional até aqui e isso só foi possível graças a cada um de vocês. Obrigado"

Nota MS Premiada sorteia R$ 300 mil em dinheiro nesta quarta-feira

 

                                           Nota Premiada será sorteada nesta quarta (Foto: Reprodução)


O sorteio do concurso 2597 da Mega-Sena será realizado nesta quarta-feira (31) e os números serão utilizados para definir os vencedores do Nota MS Premiada. 


Participa do sorteio Nota MS Premiada quem informou o CPF no momento das compras, recebendo oito dezenas aleatórias, das quais o consumidor poderá acertar seis. Compras a partir de R$ 1 já podem participar.


São R$ 300 mil em prêmios, sendo R$ 100 mil divididos entre os vencedores das seis dezenas e R$ 200 mil entre os que acertarem a quina (5 números).


No entanto, é preciso ficar atento. Assim como no sorteio da Mega-Sena, os ganhadores não são comunicados em caso de premiação, sendo necessária a conferência do CPF no site do programa  www.notamspremiada.ms.gov.br.


Os sorteios ocorrem uma vez ao mês, sendo utilizados os números sorteados pela Mega-Sena, promovido pela Caixa Econômica Federal.

Servidores da Assembleia Legislativa terão reposição salarial de 4%

 

                                           Plenário da Alems (Foto: Divulgação)


Os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul receberão uma reposição salarial de 4% a partir de 1º de junho, além da correção no auxílio alimentação e de transporte. No salário de maio, será paga a revisão anual de 5% (concedido a todo o funcionalismo estadual) que no caso do Legislativo,será reatroativa a abril. 


Os funcionários e pensionistas que ganham até seis salários mínimos passarão a receber R$ 500,00, auxilio previsto no Programa de Assistência à Saúde que está sendo instituído no projeto do reajuste salarial. 


Na manhã desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro e o 1º secretário da Mesa, Paulo Correa, se reuniram com a secretária de Recursos Humanos Marlene  Figueira da Silva e  dirigentes do Sindicato dos Servidores, para apresentar o projeto que foi lido na sessão ordinária que aconteceu logo na seqüência. 


O auxílio-alimentação passa de R$ 500,00 para R$ 800,00 e o transporte de R$ 300,00 para  R$ 500 . Conforme o projeto,  os dois auxílios possuem caráter indenizatório e não se incorporam aos vencimentos dos servidores. Serão atualizados por ato da Mesa Diretora a cada mês de abril, para corrigir a  defasagem.


Sobre as verbas de caráter indenizatório previstas em lei ou ato normativo da Mesa Diretora, o projeto normatiza que não incidem imposto de renda e contribuição previdenciária. A proposta considera verbas de caráter indenizatório aquelas destinadas a compensar despesas efetuadas pelo servidor ou membro no exercício de suas atividades ou decorrentes de situações excepcionais, “tais como: diárias, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, Programa de Assistência à Saúde, ajuda de custo, cotas de serviço, entre outras previstas em lei, resolução legislativa ou ato da Mesa Diretora”. Ficam excluídas da incidência do teto remuneratório constitucional as verbas de caráter indenizatório, inclusive, em caso de pagamento mediante reembolso.


O projeto foi assinado pelos deputados, presidente Gerson Claro (PP), deputado Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT). Em justificativa, o objetivo é “garantir a valorização dos servidores do Poder Legislativo, justificado em razão da inflação acumulada, para se garantir uma remuneração justa e condizente com as responsabilidades e desafios enfrentados pelos servidores no exercício de suas funções”. A proposta segue para análise da CCJ (Comissão Constituição, Justiça e Redação).

Governo do MS deposita salário na sexta-feira e servidores poderão sacar valores no sábado(3)

 

                                             Foto: Divulgação

                                         


O Governo de Mato grosso do Sul pagará na sexta-feira (2) o salário de maio para 85 mil servidores públicos estaduais. Com o depósito, os valores poderão ser sacados no sábado (3). 


Conforme divulgado pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), a folha terá valor líquido de R$ 399.107.166,60 para 52.818 matriculas da ativa e 32.209 inativos, entre aposentados e pensionistas.


Por lei, o salário pode ser pago até o quinto dia útil de cada, no entanto, os valores foram adiantados pelo Governo para garantir fim de semana com dinheiro na conta.

Marinha abre concurso com vagas para técnicos, capelão e engenheiros

 


A partir desta segunda-feira, dia 29 de maio, estão abertas as inscrições do concurso da Marinha do Brasil para preencher 16 vagas nos quadros de técnico, uma de capelão naval e 23 na área de engenharia. O prazo termina no dia 11 de junho.

Todos os cargos exigem nível superior de escolaridade. Os interessados devem preencher o formulário exclusivamente pela internet, no site da Marinha do Brasil. O valor da taxa é de R$ 140.

Para o quadro de técnico serão selecionados profissionais que devem ter, no máximo, 34 anos, com graduação nas seguintes áreas:

Arqueologia (1);

Comunicação social (1);

Direito (2);

Estatística (1);

Informática – banco de dados (1);

Informática – desenvolvimento de sistemas (1);

Informática – infraestrutura de TI (1);

Informática – segurança da informação (1);

Meteorologia (1);

Museologia (1);

Oceanografia (1);

Pedagogia (1);

Psicologia (1);

Segurança do tráfego aquaviário (2).

As provas escritas estão previstas para o dia 30 de julho, e serão aplicadas em 20 cidades brasileiras.

Veja edital

Capelão

Além da formação em teologia, os candidatos ao cargo de capelão devem atuar como pastor da igreja Assembleia de Deus e possuir ao menos três anos de experiência na função.

Apenas uma vaga está disponível. Os candidatos devem ter entre 30 e 40 anos.

Veja edital

Engenheiros

Para o processo seletivo do corpo de engenheiros, os candidatos aprovados no concurso serão nomeados como primeiro-tenente, podendo ser designados para servir em unidades da corporação em todo o território nacional.

Veja edital

As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos, com menos de 35 anos (completados até 30 de junho de 2024).

Há opções para profissionais graduados nos seguintes cursos:

Engenharia Aeronáutica (1);

Engenharia Cartográfica (1);

Engenharia Civil (2);

Engenharia de Produção (1);

Engenharia de Sistemas de Computação (1);

Engenharia de Telecomunicações (2);

Engenharia Elétrica (2);

Engenharia Eletrônica (1);

Engenharia Mecânica (8);

Engenharia Mecânica de Aeronáutica (1);

Engenharia Mecatrônica (1);

Engenharia Nuclear (2).

O curso de formação de oficiais tem duração aproximada de 31 semanas e será realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.