quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Atleta de MS conquista vaga na seleção brasileira de taekwondo

 


Vitória Pinheiro Bitencourt tem pela frente o Pan-Americano e o Mundial de Taekwondo

JUDSON MARINHO

Vitória Pinheiro Bitencourt, 13 anos, se tornou atleta titular da seleção brasileira após conquistar medalhas de ouro no Grand Slam e na Seletiva Nacional Aberta 2023 neste mês de fevereiro. A seletiva abre as portas para a atleta ingressar nos torneios mundiais de taekwondo.


Disputada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 12 deste mês, a competição contou com cerca de 200 atletas inscritos para a seletiva nacional aberta, na qual apenas o vencedor ganha a vaga para a disputa do Grand Slam – evento final fechado para formação da seleção nacional de taekwondo.


Vitória Bitencourt precisou ganhar três lutas para se sagrar vencedora da categoria cadete -44 kg. Enfrentou pelo caminho as atletas Laura de Souza, de Goiás, Sophia Rodrigues, do Rio de Janeiro, na semifinal, e Isabele Carmem, de Santa Catarina, na grande final.


Para Vitória, a conquista mostra que tudo é possível. “Nunca esperei ter essa oportunidade na vida, então é tudo muito novo e bem bacana de se experimentar”, resume.



A atleta começou no esporte por hobby há três anos, quando tinha apenas 11 anos, e, conforme foi treinando na academia Equipe Fábio Costa de Taekwondo, começou a se interessar pela modalidade.


“Eu nunca entrei no taekwondo com intenção de competir, fui treinando e gostando do esporte. Me apaixonei pelos campeonatos e hoje em dia vivo nas competições fora de Mato Grosso do Sul, tudo isso graças ao meu mestre Fábio e à minha mãe [Carmem Espinosa Pinheiro], que sempre me deram apoio”, afirma a atleta.


Vitória ainda acrescenta que o interesse no esporte de luta veio por conta do desafio de quebrar paradigmas da sociedade.


“Antes eu fazia natação e acabei saindo por não me identificar com o esporte.  Me interessei pelo taekwondo porque falam que menina não serve para luta, ou que é coisa de menino, então quis mostrar que menina também pode lutar, tanto que hoje em dia faço parte da seleção brasileira”, destaca Vitória.


A medalha de ouro na seletiva classificou a atleta de 13 anos para duas competições mundiais, o Pan-Americano Cadete, na República Dominicana, nos dias 22 e 23 de abril, e o Campeonato Mundial de Taekwondo, na Bósnia, em outubro. 


“Será a primeira vez que vou disputar uma competição mundial, e minha expectativa está positiva, até porque na academia trabalhamos e treinamos forte para isso”, declara Vitória.


DESEMPENHO DE MS

Além do ouro de Vitória Bitencourt, a delegação de Mato Grosso do Sul conquistou mais quatro medalhas na seletiva. Jheferson Glaciel Ribas da Silva saiu com a vaga na seleção, conquistando o ouro na categoria cadete masculino até 57 kg.


Assim como Vitória, o atleta, que também é da categoria cadete, estará na disputa do Pan-Americano e do Campeonato Mundial de Taekwondo. 


Luiz Felipe de Almeida Aquino se tornou reserva da seleção brasileira, terminando a competição com a medalha de prata na categoria adulto masculino até 58 kg.


Os atletas Carlos Henrique Estival Alvarenga (cadete até 65 kg) e Lucas Vieira Kanashiro (juvenil até 45 kg) venceram a disputa do terceiro lugar, ficando com medalhas de bronze.


A delegação de Mato Grosso do Sul esteve presente com pelo menos sete atletas na seletiva nacional, com os técnicos Fábio Costa e Robson Carvalho.


PALCO INTERNACIONAL

Nesta semana, o atleta Luiz Aquino, 18 anos, e o mestre Fábio Costa viajam para representar o Brasil e o estado de Mato Grosso do Sul em duas competições internacionais. 


O primeiro evento será o Canada Open, realizado nos dias 24 e 25, no Canada Place – Centro de Convenções, em Vancouver, no Canadá. A competição soma para o atleta 20 pontos no ranking mundial, sendo classificado como um evento G-2 de taekwondo.


Na semana seguinte, Luiz e o mestre Fábio estarão presentes no US Open, entre 3 e 5 de março, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento também é classificado como G-2, somando mais 20 pontos no ranking mundial. 


Segundo o mestre Fábio Costa, presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul, é uma meta alcançada colocar atletas do Estado na seleção brasileira da modalidade.


“Os atletas na seleção brasileira são importantes para atingirmos os nossos objetivos de disputar grandes competições, como o Campeonato Mundial e a Olimpíada”, declara Fábio.


Tanto o atleta como o técnico vêm trabalhando desde o ano passado para trazer importantes resultados para o Brasil nos eventos internacionais.


Das cinco competições disputadas fora do País (de julho a novembro de 2022), Luiz Aquino conquistou quatro medalhas, em viagens para Costa Rica, Estados Unidos, Brasil e Bósnia e Herzegovina. 


Uma das conquistas garantiu para o atleta uma vaga direta para o Pan-Americano de 2024. Luiz está entre os 50 mais bem classificados do mundo na categoria adulto até 58kg.


 Além da conquista deste mês no Grand Slam, Vitória acumula medalhas de ouro em competições de nível nacional e estadual.


Ela ocupou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro, na seletiva escolar e na Copa do Brasil de 2022.Vitória já conquistou o ouro do Estadual de Taekwondo em duas oportunidades, 2021 e 2022, e o primeiro lugar na Copa Centro-Oeste em 2022.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário