quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Reino Unido enfrenta grande escassez de aves criadas soltas

 

                                                           Pixabay

Metade dos perus e gansos criados para o período festivo morreram ou foram abatidos devido à influenza aviária


Metade das aves domésticas criadas para o Natal no Reino Unido morreram ou foram abatidas por causa da epidemia de gripe aviária. A informação foi divulgada pelo executivo-chefe do British Poultry Council, Richard Griffiths,que falou ao comitê de meio ambiente, alimentação e assuntos rurais na terça-feira (29), que cerca de 600 mil das 1,2 milhão de perus e gansos criados em ambientes domésticos para o Natal já foram afetados pela doença.



A gripe aviária, que afeta a Grã-Bretanha há mais de um ano e ganhou força nas últimas semanas. Questionado sobre o que a devastação no setor avícola significaria para o custo dos perus nas lojas, Griffiths disse: “Não sei, e essa é realmente uma questão para os varejistas neste momento. Não sabemos como as lacunas no varejo serão preenchidas.”


Paul Kelly, da Kelly Turkeys, com sede em Essex, disse aos parlamentares que haverá escassez de perus criados livres nas prateleiras, mas que essa queda não deverá impactar no aumento nos preços: “Acho que será apenas uma questão de oferta e não de aumento de preços”.


O Reino Unido já soma 136 casos confirmados de H5N1 desde o início de outubro, sendo que a grande maioria ocorreu na Inglaterra, embora a doença já tenha atingido outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário