quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Deputado Jamilson Name propõe a criação da Semana das Nações Amigas pela integração e valorização de diferentes culturas do MS

 

                                            Foto:  Jonhy Gomes- assessoria


A defesa da identidade cultural é um dos focos do parlamentar




Mato Grosso do Sul é um Estado que se formou através da mistura de costumes e tradições de diversos povos,  pessoas que escolheram o estado como morada, suas vivências foram absorvidas, e contribuíram com o desenvolvimento local. Em reconhecimento à essa colaboração, o  deputado estadual Jamilson Name, apresentou o projeto de lei que pretende incluir a Semana Estadual da Festa das Nações Amigas no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.


 


O Projeto de Lei tem por objetivo promover  a integração entre entidades representativas dos povos e etnias, e divulgar a sua cultura para os cidadãos sul-mato-grossenses. As Colônias japonesa, paraguaia, portuguesa, italiana, libanesa, boliviana, italiana e outras, representam os inúmeros imigrantes que se deslocaram de seus países de origem e fixaram raízes em Mato Grosso do Sul, contribuindo, de forma efetiva, para o progresso e desenvolvimento de nosso estado.


 A proposta trata das comemorações a serem realizadas pela instituições representantes das respectivas comunidades, Colônia Portuguesa-Clube Estoril; a Colônia Japonesa, representada pelas Associações Nipo Brasileira, Okinawa e Associação Campograndense de Baseball; Colônia Paraguaia; Colônia Libanesa; Comunidade Boliviana; Centro Cultural Boliviano Tinkuna e Círcolo Italiano, com a finalidade de promover a integração entre as entidades representativas desses povos e os cidadãos sul-mato-grossenses.


 “Vivemos em um Estado rico em cultura, uma mistura de costumes que criou uma identidade única, que só vemos aqui, essa mistura faz parte da nossa identidade, devemos muitos aos povos que escolheram o Mato Grosso do Sul como o lugar para abrigar suas famílias. Nosso projeto, ao valorizar ainda mais todas elas, prestará justa e oportuna homenagem a esses povos. E por essa razão, acreditamos que contará com o apoio dos ilustres colegas desta Casa, para a sua aprovação, pois creio no reconhecimento dos colegas dessa casa”, salientou o parlamentar. 


 A proposta é para que a celebração seja comemorada, anualmente, na terceira semana do mês de outubro, mês de comemoração do aniversário do Estado, com abertura na quinta-feira e encerramento no domingo, nesta Capital. O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa e tramita sob o número 254/2022, com o qual irá seguir sua tramitação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário