domingo, 25 de setembro de 2022

Cadeia produtiva de peixes é debatida em MS

 


19ª edição da Semana do Pescado tem movimentado o setor da piscicultura desde o início do mês, em todo o Brasil

Texto: Por Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete


A exportação de carne de peixe sul-mato-grossense ocupou o 2° lugar no ranking nacional no primeiro trimestre deste ano, com participação de 25% na receita brasileira, ficando atrás apenas do Paraná. De abril a junho, MS exportou 350 mil quilos de tilápia - espécie mais cultivada no estado - equivalentes a US$ 1,7 milhão. O volume e a receita apresentaram alta de 159% e 83%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021, e os principais destinos foram os EUA e o Canadá. 



No mercado interno, foram abatidos 5 milhões de unidades de peixe, alta de 39,56% em relação ao mesmo período do ano anterior. O estado conta com 1.338 produtores de peixe, 2.500 hectares de tanques escavados, 1.767 unidades de tanques rede e 102 unidades de pesque-pague.


O coordenador do Departamento Técnico do Sistema Famasul, André Nunes, salienta que os gargalos da cadeia produtiva já foram superados e "a perspectiva é de que a atividade continue crescendo ano após ano, com incentivos para produção e com segurança ambiental”, finaliza. O MS já se destaca como referência na política de incentivo para a produção e regularização ambiental da atividade. 


Os dados integram o último Boletim da Piscicultura, divulgado pelo Sistema Famasul. 


Piscicultura em pauta: A produção de peixes foi pauta de evento que abordou diferentes tipos de sistemas de produção, manejo alimentar, estratégias de controle de doenças, cenário atual e potencialidades da cadeia produtiva em Mato Grosso do Sul, na quinta-feira (22). O evento realizado com parceria da Universidade Federal da Grande Dourados e apoio institucional da Famasul e do Sebrae, fez parte da 19ª edição da Semana do Pescado, que tem o objetivo de apoiar o setor e incentivar o consumo de peixes para além da Semana Santa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário