Em Mato Grosso do Sul, 203 mil pessoas se autodeclararam como homossexuais ou bissexuais, conforme primeiro levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que trata sobre a questão da orientação sexual. Para a pesquisa, foram captandas informações sobre casamentos entre pessoas de mesmo sexo no Registro Civil, bem como relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo no Censo desde 2010.
No estado, 2% dos entrevistados se declararam homossexuais ou bissexuais.
Em 2019, quando foi realizada a última amostra da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), havia cerca 1,98 milhão de pessoas com 18 anos ou mais residindo em Mato Grosso do Sul. A partir dos resultados da pesquisa, tem-se que 92,5% (1,83 milhão) dos habitantes se declararam como heterossexuais, 2% (40 mil) disseram ser homossexuais ou bissexuais e 5,5% (109 mil) não souberam ou se recusaram a responder à questão.
Campo Grande
Na capital, 676 mil tinham 18 anos ou mais. Destes, 90,9% (614 mil) se declararam heterossexuais, 3,7% (25 mil) responderam ser homossexuais ou bissexuais e 5,4% (37 mil) disseram não saber ou se recusaram a responder o quesito.
Levantamento
Com o intuito de contribuir para análise dessa temática com estimativas do tamanho da população de homossexuais e bissexuais, total e segundo características socioeconômicas e níveis territoriais, o quesito faz parte das estatísticas experimentais produzidas pelo IBGE.
Portanto, além da obtenção das respostas, outro objetivo do quesito é a avaliação dos desafios metodológicos na captação dessa informação, permitindo pensar em melhorias necessárias para futuras coletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário