quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Irmão gêmeo de Mario Andretti, Aldo Andretti morre aos 80 anos em Indianápolis

 

                                            Fornecido por Grande Prêmio

 

Aldo Andretti, irmão gêmeo do campeão da Indy e da Fórmula 1, Mario Andretti, morreu na noite do último dia 30 de dezembro em Indianápolis. Aldo tinha 80 anos. A causa da morte não foi divulgada.


Os irmãos Andretti, Mario e Aldo, começaram a guiar carros de corrida juntos quando chegaram nos Estados Unidos, em 1955. A carreira de Aldo, entretanto, não durou muito. Inicialmente, ficou em coma após um acidente em Hatfield onde seu capacete foi dividido em dois, tamanha a pancada. Quando acordou, cerca de dez dias depois, teve de aprender a andar novamente. Aldo voltou às pistas no fim de 1960, mas voltou a sofrer acidentes ao longo da década e resolveu deixar a carreira.


O efeito do acidente que colocou Aldo em come foi tão forte, causando fraturas faciais, que as cirurgias acabaram deixando os dois irmãos como rostos diferentes. Até aquele momento, ambos eram idênticos.


Continuou como entusiasta do esporte e, enquanto Mario partiu para se tornar um dos pilotos de maior sucesso dos anos 1960, 1970 e 1980, Aldo formou dois filhos pilotos profissionais: Adam e John, que morreu no começo do ano, após um câncer de cólon.



"Aldo Andretti, meu amado irmão gêmeo, parceiro no crime e melhor amigo fiel por todos os dias da minha vida, foi chamdo ao céu ontem à noite. Metade de mim se foi com ele. Não há eloquência. Estou totalmente mexido", disse Mario.


O sobrinho-neto Marco também se manifestou. "Um dos caras mais durões que eu já conheci. Nunca ouvi meu tio reclamando, um traço que ele passou para John. Sempre foi muito positivo e bem-humorado, coisas que trouxeram um elemento maravilhoso para a família Andretti".


A equipe Andretti também soltou um comunicado. "É com as mais profundas condolências que compartilhamos que Aldo Andretti deixou esta vida na quarta-feira à noite, em Indianápolis, Indiana. Aldo nasceu em 28 de fevereiro de 1940 e morreu em paz, com o coração cheio de amor", finalizou.


Além de Adam e John, Aldo Andretti tinha mais três filhos: Carolyn, Mark e Mary Jo, além da esposa Corky, com quem esteve junto desde o colegial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário