quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Frutas, verduras e exercícios físicos são a salvação para o corpo após os exageros do Carnaval


Naiane Mesquita


A quarta-feira de cinzas chegou e com ela a conta de todos os débitos de Carnaval, que incluem dormir pouco, beber mais e comer frituras. A tríade, que não faz muito bem a saúde, pode ser combatida após a folia com algumas dicas da nutricionista Annelise Manfrinatti.

De acordo com a profissional, nada de apostar em estratégias malucas, o melhor é retornar para a rotina aos poucos. “O primeiro passo é praticar exercícios físicos. Caso você já tenha uma atividade retome ela, do contrário, busque alguma que traga prazer”, ressalta.

Outro ponto importante no início da jornada pela saúde, física e mental, é colocar em dia o sono. “É interessante dormir mais cedo para descansar o corpo. Deixar os eletrônicos de lado um tempo antes de deitar e diminuir as luzes do ambiente também ajudam a melhorar o sono”, explica.

Para ajudar no sono, aposte em um chá de camomila ou de maracujá.

ALIMENTAÇÃO

Para aqueles que exageraram nos quitutes carnavalescos, como as frituras de rua, devem apostar em frutas, legumes e temperos naturais. “Eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam na diminuição da sobrecarga do Carnaval”, frisa Annelise.

As refeições devem ser mais frequentes e leves. “Evite as frituras, o açúcar, os doces e as carnes gordurosas por um tempo”, aponta.

Com todas essas dicas, não esqueça a principal: a hidratação precisa estar em dia. “Capriche na hidratação, principalmente com água. Pode saborizar a água com hortelã, limão, melão ou melancia. Mas, o melhor sempre será a água”, indica.

O líquido também vai auxiliar no intestino. “Para funcionar adequadamente o ideal é água, exercício físico e frutas. Invista em alimentos e em grãos integrais. O intestino pode ficar mais preguiçoso quando sai da rotina”, afirma Anne.

SALADA DE MELANCIA

Uma das receitas indicadas pela nutricionista é a Salada de Melancia, queijo branco e coentro.

Os ingredientes são bem simples: ¼ de melancia, 1 ½ xícara (chá) de queijo minas cortado em cubinhos, 1 xícara (chá) de folhas de coentro, 2 colheres (sopa) de azeite, ½ colher (sopa) de caldo de limão, sal e pimenta do reino moída a gosto.

O modo de fazer tem algumas dicas, como deixar o maço de molho em uma tigela com água e 1 colher (sopa) de vinagre. Cerca de 10 minutos são suficientes para higienizar. Retire o maço (em vez de escorrer a água, assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela). Corte e descarte a parte do talo e meça as folhas, pressionando bem na xícara.

Depois, corte a melancia, transfira os cubos de melancia para uma tigela grande e junte os cubinhos de queijo branco e as folhas de coentro. Regue com o caldo de limão, o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Com uma colher, misture delicadamente. Sirva a seguir, com folhas de coentro por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário