Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2019
Nova subsecretaria será responsável por gestão de UPA para cães e gatos
O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), sancionou lei que cria a Subsecretaria do Bem Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov). O texto foi publicado na edição de segunda-feira (23) do Diário Oficial da cidade (Diogrande).
Uma das principais atribuições da nova pasta é gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET). Além disso, a subsecretaria também será responsável por realizar ações de conscientização, propor normas para combater maus-tratos contra animais e estabelecer parcerias para executar suas políticas.
O cargo de subsecretário, assim como os dois gerentes da pasta, ainda não foram definidos, o que só deve acontecer em janeiro, quando a subsecretaria for oficialmente instalada. O orçamento será de R$ 15 mil, autorizado através de suplementação.
HISTÓRICO
Com a criação da subsecretaria, o projeto da UPA-VET fica cada vez mais próximo de sair do papel. Os recursos para a implantação da unidade não foram previstos no orçamento de 2020, já que era necessária a criação dessa pasta.
Assim, a prefeitura deve fazer uma suplementação, conforme garantiu ao Correio do Estado o titular da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), Pedro Pedrossian Neto, em 17 de dezembro.
Em novembro, o Correio do Estado noticiou que a prefeitura vai construir uma UPA para cães e gatos. Lançado em 2012, pelo então prefeito Nelson Trad Filho, o projeto passou por alterações e, segundo o atual chefe do Executivo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deve receber a estrutura para reforçar o atendimento.
Segundo Marcos Trad, como não foram obtidas verbas federais para a construção da unidade, a prefeitura aplicará recursos próprios no CCZ. “Aguardamos as emendas de Brasília. Não vieram. Então estamos readequando o CCZ e vamos abrir lá uma ala”, disse ao Correio do Estado.
Ainda não há custo estimado para a reforma, já que o projeto está nas primeiras fases de elaboração. “Faremos com recursos próprios, mas não sabemos ainda quanto, porque estamos terminando algumas adaptações no projeto”, justificou, apontando que essas mudanças vão garantir o pleno atendimento aos animais.
Trad garante que em 2020 entregará tudo. “Acreditamos que, no primeiro semestre, nós entregamos”, frisou. Também está prevista a mudança na estrutura do CCZ, com reforço no atendimento.
Com informação do Portal Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário