sábado, 2 de novembro de 2019

Filme : A Odisseia dos Tontos



Ricardo Darín junta-se novamente ao diretor Sebastián Borensztein - com quem o ator fez Um conto chinês - para estrelar esta comédia dramática, em que atua ao lado do filho, Chino Darín. Adaptando o livro La Noche de la Usina, de Eduardo Sacheri, o filme conta uma aloprada mas também muito justa epopeia de vingança, que rende uma comédia sob medida para o espírito tanto dos brasileiros quanto dos hermanos - dois povos que, decididamente, sabem o que significa levar tombos de seus governantes com planos econômicos mirabolantes.

A história ambienta-se em 2001, quando a Argentina estava à beira de uma das piores crises econômicas e políticas de sua história. Mas a entusiasmada turma de amigos da pequena cidade de Alsina, liderada pelo dono de um pequeno posto de gasolina, Fermín (Ricardo Darín) e o borracheiro Fontana (Luis Brandoni), não podia imaginar a hecatombe que viria. Naquele momento, eles se unem a vários conhecidos que, como todo mundo na Argentina, tem uma pequena poupança em dólares, guardados em casa. A ideia é comprar uma velha usina abandonada, fundando ali uma cooperativa, implantando silos e aumentando a renda de todo mundo.

A bolada da turma está guardada numa caixa no banco, mas o gerente convence Fermín a depositar tudo em sua conta pessoal, garantindo-lhe que, em troca, lhe arranjará o crédito necessário da quantia que falta para a compra. No dia seguinte, é decretado o chamado “corralito” - ou seja, o dinheiro da turma fica retido no banco e eles só podem sacar 250 pesos por semana, como todos os argentinos.

Evidentemente, o gerente sabia o que ia ocorrer, o que revolta os lesados - que, no entanto, nada podem fazer. Ou será que podem? A história gira em torno de como os “tontos”, que foram levados no bico, se organizam para recuperar seu dinheiro, o que envolve operações rocambolescas, divertidas e perigosas em torno de um cofre. Não há como não se identificar com esta trupe e torcer pelo seu sucesso.

Neusa Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário