quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Reunião do Brics é oportunidade de mostrar Mato Grosso do Sul para o mundo, afirma Jaime Verruck

                                            Secretário Jaime Verruck, Ministra Tereza Cristina e ministros da China, Russia, Índia e Africa do Sul (Foto: Kemila Pellin)


A 9ª reunião anual de Ministros de Agricultura do Brics – grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul teve início nesta quarta-feira (25) no Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito e segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck será oportunidade de divulgar Mato Grosso do Sul mundialmente.


” A partir dessas fotos oficiais tiradas aqui no EcoSesi, nos vamos repercutir no mundo inteiro. Vai ter foto na Rússia, na Índia, na China, mostrando o que é Mato Grosso do Sul. E amanha eles vão visitar também, a gente quer mostrar um pouco da sustentabilidade da agricultura brasileira, uma propriedade aqui de Bonito onde a gente consegue mostrar uma atividade agrícola, pecuária e o turismo, um processo integrado de desenvolvimento e de sustentabilidade. Então essa é a imagem que nós queremos passar do Brasil para fora e é uma grande possibilidade, através desses ministros, de mostrar isso para o mundo”, afirmou durante a abertura do evento.

O secretário também destacou a importância econômica do evento, que une os principais parceiros comerciais do Brasil para debater a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos.  “São os principais países do mundo produtores na área agrícola. Temos a China que o principal país parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, mas de 50% das nossas exportações vão para lá. A Índia com grande potencial de consumo no futuro, a Africa do Sul, a Rússia, que é um grande pleito. Então esses países, no âmbito da agricultura, representam o maior potencial, tanto de produção como de consumo agrícola do país”.

Após a  reunião oficial, que está sendo realizada a portas fechadas, a ministra do Brasil, Tereza Cristina, concede entrevista coletiva e depois todos seguem para uma atividade de flutuação no Aquário Natural. Na quinta-feira (26) os ministros visitam a Fazenda Ceita Corê, onde conheceram os diferentes tipos de atividades mencionadas pelo secretário e encerram o evento com assinatura da Declaração Conjunta, que trata sobre as políticas agrícolas dos cinco países no âmbito mundial.

Brics

Formado pelos cinco países, Brics é atualmente presidido pelo Brasil, o que nos coloca como responsáveis por coordenar as atividades, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. Essa é a segunda vez que o encontro da cúpula será realizado no País, desde que os países começaram a se reunir, em 2009.

O grupo busca novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para as cinco nações. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são apontadas como prioritárias.

Em Bonito, será discutida uma proposta com 27 parágrafos, tratando de diversos temas, como a inovação e o princípio científico – que é a oposição do princípio da precaução. A expectativa é que o encontro de setembro sirva para que se dedique um pouco mais de tempo às questões bilaterais, já que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário