quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Paraguai agiliza devolução de criminosos brasileiros


Jornal Correio do Estado

Na tentativa de reduzir a ação do crime organizado no país, principalmente o tráfico de drogas e armas, o Paraguai decidiu agilizar a entrega de criminosos à Justiça brasileira. Somente neste ano, pelo menos 15 condenados ou processados já foram devolvidos para o Brasil, incluindo Fábio Souza Santos, o Geleia, do Comando Vermelho (CV).

A intenção é evitar que os foragidos continuem usando o país como esconderijo e fomentando atividades de facções do Brasil, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), que há tempos vem brigando com o CV pelo controle de áreas produtoras ou distribuidoras de drogas na fronteira.

Segundo as informações, no ano passado, o país vizinho extraditou 97 brasileiros, entre eles, o traficante Marcelo Pinheiro Vieira, o Marcelo Piloto. Com histórico de diversas ações criminosas, inclusive tráfico internacional, falsidade ideológica e homicídios, e fugitivo de uma unidade prisional brasileira em agosto de 2017, ele foi preso no Paraguai no mesmo ano. Em novembro de 2018, o governo paraguaio o entregou ao Brasil. Alguns dias antes, Piloto matou com 17 facadas uma jovem de 18 anos que o visitava em sua cela, no Paraguai. Autoridades paraguaias acreditam que ele cometeu esse crime somente para tentar evitar a extradição. Entregue à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR), o traficante foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário