quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Deputados pedem cancelamento de sessões para fazerem campanha

                                          Foto;Cabo Almi;não é a favor suspender sessão

Sessões dos dias 2,3 e 4 de outubro poderão ser canceladas

Por IZABELA JORNADA

Sem quórum e ordem do dia, sessão legislativa desta quinta-feira (20) termina mais uma vez antes das 12h e deputados não apreciam nenhum projeto em plenário. Diante das abstenções que vem acontecendo nos últimos meses, parlamentares pedem para que sessões da primeira semana de outubro sejam canceladas até o dia das eleições. A ideia é de que esforços sejam reforçados para que na próxima semana todas as pautas sejam apreciadas em plenário.Segundo o Portal Correio do Estado.

Os 22 deputados, que estão candidatos, querem ter mais liberdade para poderem fazer campanha, principalmente os que precisam viajar no interior do Estado. “Acordei cedo, fiz a barba, tinha viajem para Corumbá, mas tive que vir pra cá (Assembleia Legislativa) e olha aí?”, reclamou o deputado Paulo Corrêa (PSDB), autor da proposta de cancelamento das sessões próximas ao pleito. A reclamação de Corrêa era referente a falta de quórum para apreciação de matérias.

O pedido de Corrêa será apreciado na próxima terça-feira (25), porém o presidente da Casa de Leis, deputado Júnior Mochi (MDB), candidato ao Governo do Estado, já declarou que é a favor da proposta. “Entendo que essa maneira de concentrarmos esforços para não prejudicar as atividades é um sentimento que todos os deputados comungam. Então terça vou consultar as lideranças”, adiantou Mochi.

O petista Cabo Almi já antecipou que não é a favor. “Isso não vai alterar em nada (nas atividades de campanha) acho que temos que continuar (as atividades legislativas) normalmente”, rebateu Almi.

De acordo com Corrêa a motivação veio ao analisar a postura do Congresso Nacional, em que Senado Federal e Câmara dos Deputados pretendem encerrar as atividades duas semanas antes do pleito.

O deputado Paulo Siufi (MDB) também é a favor do parlamento de MS seguir os passos do Congresso. “Se cancelar as sessões da última semana (antes das eleições) eu vou me sentir mais confortável”, declarou Siufi.

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM) também é a favor da proposta e já declarou que esforços vão ser concentrados para que os pareceres da comissão sejam apreciados na próxima semana.

Na sessão de hoje, dos 24 parlamentares, apenas doze deputados compareceram, não teve quórum nem ordem do dia, parlamentares utilizaram da tribuna para debater assuntos diversos. A sessão começou, aproximadamente, às 9h30 e terminou antes das 12h.

Se a proposta de Corrêa for aprovada pelos líderes dos partidos na Casa, nos dias 2,3 e 4 de outubro não terão sessões legislativas. As eleições estão marcadas para o dia 7 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário