segunda-feira, 24 de julho de 2017

Está mais barato criar suínos no Brasil, aponta Embrapa

                                                   Foto;Divulgação

Valor da nutrição dos animais contribuiu significativamente para nova redução no índice; nos últimos 12 meses, queda acumulada é de 31%



Pelo 12º mês consecutivo, o custo de produção de suínos caiu no Brasil, acumulando 31,1% de redução nos últimos 12 meses. O levantamento é feito pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Empresa.

O índice ICPSuíno/Embrapa fechou junho em 184,84 pontos, 0,28% menor em relação a maio. O custo de produção do quilo de suíno vivo em ciclo completo em Santa Catarina, maior produtor nacional e usado como referência pela Embrapa, registrou o valor de R$ 3,23 em junho.

Principal item na composição do ICPSuíno (73,46% em junho), o custo da nutrição diminuiu 0,25% no mês passado, contribuindo significativamente para mais um mês de redução no índice. Um dos motivos é a ampla oferta de milho, principal insumo utilizado na alimentação animal, o que reduziu o preço do cereal e favoreceu os criadores.

Já o ICPFrango/Embrapa fechou junho com 177,72 pontos, baixa de 0,41% em relação a maio. O custo de produção no Paraná, maior produtor nacional e usado como referência, foi de R$ 2,30 por quilo de frango vivo.

No ano, o ICPFrango acumula baixa de 16,27%, enquanto nos últimos 12 meses a queda é de 30,37%. Os gastos com a alimentação dos animais, que representaram 66,50% do custo total da produção, caíram 0,38% no sexto mês de 2017.
ICP/Embrapa

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Paraná para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema ciclo completo em Santa Catarina.

Aplicativo Custo Fácil

Disponível para download gratuito, o aplicativo Custo Fácil auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a organizarem as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja.

O programa é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte. O aplicativo pode ser baixado em celular ou tablet com sistema Android na Play Store, buscando por “Custo Fácil” ou “Embrapa”.

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário