A Hyundai lançou nesta terça-feira (8) o inédito — e aguardado — motor 1.0 turbo flex para a linha HB20. O propulsor de três cilindros passou por uma série de modificações para receber o turbocompressor e vários novos componentes que o deixaram 31% mais potente e com torque 47% maior que na variante aspirada. A opção complementará as versões intermediárias Comfort Plus e Comfort Style das carrocerias hatch e sedã (HB20S). Os preços variam de R$ 47.445 a R$ 55.225.
Segundo a montadora, o HB20 Turbo flex chega para ampliar o leque de versões e fazer uma ponte entre os motores 1.0 ( até 80 cv) e 1.6 flex (até 128 cv). Como havia uma distância de 48 cv de potência entre os motores, a preparação do 1.0 turbinado buscou unir desempenho com economia de combustível. São 105 cv de potência máxima com etanol e 98 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm, e torques de 15 kgfm e 13,8 kgfm livres desde os 1.550 giros. O câmbio é sempre manual de seis marchas.
Este é o primeiro motor turbo flex da Hyundai no mundo, e seu desenvolvimento buscou otimizar ao máximo a atuação do turbocompressor, que é fornecido pela Honeywell. Segundo Flávio Cuareli, supervisor de planejamento de produto, a turbina foi fixada diretamente no cabeçote para reduzir a distância que o ar precisa percorrer e, consequentemente, o turbo leg, que é o tempo de enchimento dos cilindros. Isso também ajudou a encurtar a fase fria do motor, quando o carro mais polui.
Na prática, este 1.0 turbo flex é quase um motor totalmente novo. A base é a mesma do 1.0 Kappa de três cilindros, porém diversos componentes são próprios. O bloco de alumínio e o cabeçote, por exemplo, são exclusivos dele, assim como os coxins, bielas e bronzinas. Mesmo a especificação e a quantidade do óleo foram alteradas. Há comando variável de válvulas na admissão e a taxa de compressão foi reduzida. A pressão do turbo chega a 0,9 bar, ficando acima da pressão atmosférica no nível do mar.
Primeiras impressões
A Hyundai ofereceu um test drive das duas versões do hatch e do sedã no icônico circuito do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Aceleramos os modelos por algumas voltas e, na prática, o que se tem é o mesmo HB20 com um "algo mais". Por fora e por dentro, o compacto não recebeu qualquer alteração de estilo. Os conjuntos de suspensão e de freios também não foram alterados, evidenciando que esta versão turbo não tem pretensões esportivas — isso segue a cargo do HB20 Rspec 1.6 flex.
Mas mesmo sem alterações, é nítido o melhor desempenho do modelo nas acelerações e retomadas. O inédito 1.0 turbo enche rapidamente e surpreende sobretudo nas retomadas, quando há força de sobra. AHyundai, acertadamente, escolheu o câmbio manual de seis marchas, que é mais moderno e favorece o menor consumo tanto na cidade quanto na estrada. As primeiras relações foram alongadas para suavizar a aceleração do hatch, que conta com ótimos 15 kgfm de torque logo a 1.550 rotações.
Por não oferecer ajustes esportivos, o HB20 mostrou na pista de Interlagos que sua pegada é mais direcionada ao consumo e ao prazer de dirigir. O modelo não demonstrou agressividade na pista, ao contrário. Mesmo com o motor próximo do corte de giros (perto dos 7.000 rpm) não se ouve seu ronco na cabine. Nas curvas, a carroceria se mantém estável, mas tende a inclinar, comprovando a proposta mais urbana e cotidiana. Na cabine, além do baixo nível de ruídos, tem-se um rodar mais brando.
Tudo isso leva à seguinte conclusão: este novo HB20 turbo, seja na carroceria hatch ou sedã, promete seduzir pelo ótimo torque em baixas rotações, que lhe dá grande agilidade, e pelo consumo de combustível, que, a depender do combustível, é parelho ou menor que o dos motores aspirados (1.0 e 1.6). Os pontos negativos são a ausência de evoluções como a troca da direção hidráulica pela elétrica e a oferta de controle de estabilidade. Também não há opção de central multimídia, inexplicavelmente. O equipamento é restrito à configuração Premium, que, ao menos por enquanto, não terá o motor 1.0 turbo.
Confira abaixo os preços e versões da linha HB20 com motor turbo:
HATCH
HB20 Comfort Plus 1.0 flex — R$ 43.745
HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo flex — R$ 47.445
HB20 Comfort Plus 1.6 flex — R$ 50.295
HB20 Comfort Style 1.0 flex — R$ 47.895
HB20 Comfort Style 1.0 Turbo flex — R$ 51.595
HB20 Comfort Style 1.6 flex — R$ 54.245
SEDÃ
HB20S Comfort Plus 1.0 flex — R$ 47.775
HB20S Comfort Plus 1.0 Turbo flex — R$ 51.475
HB20S Comfort Plus 1.6 flex — R$ 54.125
HB20S Comfort Style 1.0 flex — R$ 51.525
HB20S Comfort Style 1.0 Turbo flex — R$ 55.225
HB20S Comfort Style 1.6 flex — R$ 57.875
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