sábado, 15 de novembro de 2014

Peça infantil é atração de domingo no Centro Cultural



O grupo teatral Cênika, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta no domingo (16 de novembro), às 18h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo a peça infantil “Era uma Vez...Branca de Neve”. A classificação é livre e a apresentação tem duração aproximada de 55 minutos.

Era uma vez... Branca de Neve é a história narrada por uma Fada e um Elfo, que estão cansados desses contos comuns. Eles contam de uma forma diferente e dinâmica esse conhecido clássico, deixando-o muito mais repleto de magia e transmitindo ao público infantil várias mensagens importantes para o desenvolvimento e a formação do caráter, como respeito aos mais velhos, pais e professores, por exemplo.

A peça conta a história da malvada e bela Rainha Giselda, que passa seus dias maltratando a pobre e delicada Branca de Neve, até que o surgimento de um príncipe galã desperta o amor na jovem princesa. Giselda fica transtornada com essa situação e tenta de todas as formas conquistar o príncipe conjurando um enorme feitiço, que fará o nobre esquecer a moça e ficar perdido por aí a procura da “bela voz que despertou seu amor”.

Enquanto tudo isso acontece, o Espelho Mágico da Verdade, a Fada e o Elfo que narram a história se vêem diante de um impasse. Será que os três irão ajudar a pobre princesa? E as maldades da Rainha Giselda pararão por aí ou tudo isso é só o começo?

Um conto divertido que fará crianças e adultos darem boas gargalhadas e pensar na mensagem que é transmitida. Fadas, Elfos, Espelhos Mágicos se misturam em uma enorme confusão para buscar o final feliz junto com a jovem Branca de Neve e seu Príncipe. Mas para isso terão que derrotar a malvada, rica e poderosa Rainha Giselda.

“O enfoque da peça é a autoestima, mostrando que o que importa realmente é o que somos, o nosso caráter construído com as experiências vividas. Mesmo dentro da maioria dos contos infantis nós vemos os padrões impostos de beleza, de posição social. O Grupo Cênika tenta passar ao público que não precisamos ser iguais a tudo o que vemos para sermos bons. Precisamos ser corretos, firmes em nossas opiniões para construirmos uma sociedade mais agradável, sem preconceito e que não imponha regras para que cada um possa ser feliz”, explica o autor e diretor da peça, Mario Lopes.

Ainda segundo o diretor a peça Era Uma Vez... Branca de Neve faz parte de um projeto de adaptação dos clássicos infantis cuja proposta é quebrar padrões impostos pela sociedade. “É difícil vermos príncipes e princesas negras, sem contar a valorização da cultura do nosso país. Nossa proposta é mudar este contexto”.

A peça tem sonoplastia de Lea Estrela e o elenco composto por Mário Lopes  como Rainha Giselda; Analira Scalabrini como Espelho Mágico; Daniele Santana como Fada; Mariane Turaça como Branca de Neve; Elinei Moraes como Príncipe e Leonn Gondin como  Elfo Policial.

O Grupo Teatral Cênika fez sua estreia nos palcos em dezembro de 2006 e já realizou os espetáculos “O Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues (2006), “A Formiguinha e a Neve” (2011), “O Rato” (2011) e “Auto de Nossa Senhora” (2011).

Serviço – Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e crianças até 5 anos não pagam. A meia-entrada é valida para crianças até 12 anos, estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário:

Postar um comentário