domingo, 5 de outubro de 2014

Para especialista,resultado eleitoral pode ter supresas

Band

Neste domingo, mais de 142 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher o novo presidente. De acordo com as últimas pesquisas, Dilma Rousseff (PT) deve confirmar a liderança. A disputa pelo segundo lugar está entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

No entanto, para a cientista política Jacqueline Quaresemin de Oliveira, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), o resultado das urnas poderá trazer uma surpresa aos eleitores.

“Os institutos não conseguem afirmar ao certo quem irá ao segundo turno. A campanha está muito intensa. A Dilma tem uma distância considerável, pelo menos de acordo com as pesquisas, mas os resultados das urnas podem trazer surpresas”, afirma a cientista política.

Jacqueline afirma que a campanha foi desgastante aos candidatos. “Foi uma boa campanha, mas com pouco tempo. Os candidatos estão nitidamente cansados. A Marina registrou uma queda agora em razão dos ataques que sofreu do PT, o que gerou uma incógnita nessa reta final”.

A cientista política diz ainda que a dúvida do eleitor entre Marina e Aécio é compreensível. “O projeto do PT defende a continuidade, de avançar nas políticas sociais. Já os de Marina e Aécio são parecidos. A aproximação com banqueiros a colocou num campo mais próximo ao PSDB.”

Votos no Nordeste e em Minas
Para a cientista política, Dilma deve confirmar sua liderança com folga no Nordeste. “A região vai manter o peso do PT. A Marina terá bons votos em Pernambuco. O Aécio precisa, de certa forma, crescer mais”.

Sobre Minas, Jacqueline acredita que Aécio poderá fazer sua força na região. “Ele se recuperou no maior colégio eleitoral. Mas todos esses números de momento das pesquisas precisam ser confrontados com os reais números que sairão das urnas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário