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Foco dos maiores gastos das campanhas, palanque disputado a tapa pelos partidos, esperança dos que estão atrás nas pesquisas, o horário eleitoral gratuito tem despertado o interesse de uma parcela pequena da população.
Praticamente metade do eleitorado (46%) afirma ter "nenhum interesse" pelos programas. Outros 33% dizem que têm "um pouco" de interesse. Muito interessados mesmo, só 20%.
Os dados são da pesquisa Datafolha realizada nos dias 28 e 29 em todo o país.
A atual taxa de falta de interesse só não é maior que a observada em 1998, mostra o histórico do instituto com essa pergunta.
Naquele ano, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputava a reeleição, o total de eleitores desinteressados era de 51%.
A pesquisa mostra ainda que a propaganda de TV pode não ser um bom instrumento para tentar sensibilizar o eleitor hoje indeciso ou disposto a votar nulo ou em banco.
Entre os que não sabem em quem votar, 60% não manifestam interesse algum pelo horário eleitoral. No grupo dos que optam pelo voto nulo ou em branco, a taxa é de 84%.
O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles julgam o horário eleitoral gratuito importante na decisão do voto.
Para 34%, é "muito importante". Para 29%, "um pouco importante". O maior grupo, 36%, respondeu "nada importante".
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