Correio do Estado
Doadores de sangue estão sendo convocados, em caráter emergencial, para suprir o baixo estoque de bolsas sanguíneas de todos os tipos. Informações repassadas pela Hemorrede dão conta de que os números de bolsas estão em baixa, com apenas 10% do ideal. Os tipos com menores reservas são O+ positivo, O- negativo e A- negativo.
Por conta do baixo estoque, os atendimentos a pacientes em hospitais fica prejudicado porque essas pessoas precisam dos tipos sanguíneos que estão em falta.
Horários e locais
Como a sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está em reforma, doações podem ser feitas nos bancos de sangue da Hemorrede, localizados no Hospital Regional, Hospital Universitário e Santa Casa.
No Hospital Regional, o Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Já Santa Casa de Campo Grande e Hospital Universitário atendem de segunda a sexta das 7h às 17h, sendo que a Santa Casa atende ainda aos sábados das 7h às 12h.
Para doar
É necessário estar munido de um documento com foto, ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Também é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 quilos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário