sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Amazon começa a vender livros no Brasil com catálogos de 150 mil titulos

G1


Pouco mais de seis meses após ter entrado para valer no comércio pela internet de bens físicos no Brasil, a Amazon começou nesta quinta-feira (21) a vender livros e vai estrear no país em um segmento que ajudou a revolucionar ao redor do mundo.

Quando chegou ao país, em dezembro de 2012, a Amazon vendia 13 mil livros digitais em português. Hoje, já são 35 mil – considerando outros idiomas, chegam a mais de 2 milhões. Esses títulos terão que dividir agora espaço na prateleira da Amazon com os mais de 150 mil títulos físicos que a empresa começará a vender.Amazon no Brasil, Alexandre

"A gente já vendeu milhões de livros desde que começou nossa história aqui 20 meses atrás", disse Alexandre Szapiro, vice-presidente da Amazon no Brasil. "Há dois anos, o mercado de livros digitais representava menos de 1% do total. Hoje, o segmento de livros digitais, segundo o que as editoras acreditam, deve fechar o ano de 2014 entre 4% e 5%", diz o executivo.

A entrada da Amazon no comércio on-line de itens físicos ocorreu em fevereiro, quando a empresa passou a vender o leitor eletrônico Kindle. "Quando eu vendo um Kindle, estou atendendo entre 4% e 5% dos leitores. Agora, a gente passa a atender os outros 95% que não têm interesse no digital", afirmou ao G1. Ficam para depois, no entanto, as estreias no Brasil de outros serviços da empresa, como o pacote de assinatura mensal de livros digitais, o Kindle Unlimited, e as vendas on-line de outros itens.

No catálogo, que o executivo alega ser o maior do Brasil, estarão presentes títulos de 2,1 mil editoras, como Record e Companhia das Letras. O país é o primeiro na América Latina em que a Amazon começa a vender livros. A companhia chegou apenas em agosto de 2013 ao México, o outro latino onde está presente. Além dele, a Amazon não vende livros apenas na Austrália.
Recomendação

Na prática, o que muda para o leitor é que a loja começará a mostrar, quando houver essa opção, os formatos impresso e virtual dos títulos. O preço de um formato para outro também é diferente.
Segundo Szapiro, ter trazido ao Brasil os livros digitais antes dos físicos ajudou a Amazon a conhecer o leitor brasileiro antes da briga para valer. "Isso ajuda muito no algoritmo e nas questões que a gente tem de recomendação", diz.

Já o início da operação no varejo on-line com o Kindle, apesar de não ser correlata à de livros, criou algumas práticas que serão replicadas para as publicações: as devoluções poderão ser feitas em até 30 dias – o Código de Defesa do Consumidor obriga empresas a aceitarem produtos de volta em até 7 dias – e os prazos de entrega, segundo o executivo, serão mais realistas. "Se eu acho que posso entregar em oito dias em Cuiabá, mas em 20% ou 30% das vezes acontece em 10, eu vou falar que o prazo de entrega é de 10 dias".

Para ganhar o coração dos leitores amantes do papel, a Amazon apresentará algumas novidades. A primeira delas, o recurso "Leia enquanto enviamos", permite que o comprador de um livro físico possa começar a leitura antes mesmo de a publicação chegar à casa dele. Após fazer o pedido, ele pode ler no navegador. Como o título será adicionado à conta do cliente, a leitura também poderá ser feita em tablets e smartphones por meio do aplicativo Kindle.

A segunda delas é promocional: não há custo de entrega para qualquer lugar do país em compras a partir de R$ 69. A terceira também, mas vale apenas para a cidade de São Paulo: para alguns CEPs, compras até as 11h são entregues no dia seguinte.
Mercado

Com a chegada da Amazon de vez ao mercado editorial brasileiro, a norte-americana transporta para o país a expectativa em relação à sua agressiva política de preços. O mais novo lance do embate entre escritores e editoras, de um lado, e a Amazon, do outro, foi a carta que 909 escritores publicaram no jornal "The New York Times" na semana passada. Nela, pediam para a empresa deixar de prejudicar a vida dos escritores.

O novo capítulo da disputa foi aberto há três meses quando a editora Hachette não concordou com a política da Amazon de sempre comprar livros pelo menor preço. A Amazon diz que apenas luta por "preços razoáveis". No Brasil, Szapiro prefere não entrar na arenga, mas comenta: "Até onde eu entendo, eu não tenho conhecimento de consumidores reclamando da Amazon".

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