Jornalacidade
O horário de verão está programado para começar à zero hora do domingo, dia 20 de outubro próximo, e terminar no dia 16 de fevereiro de 2014.
Desde 2008, com decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Moradores de Ribeirão Preto e de outras cidades paulistas, assim como dos demais estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora no próximo dia 22.
No horário de verão anterior, a CPFL Paulista, que distribui energia em Ribeirão Preto e em outras 233 cidades paulistas, obteve uma economia de consumo de eletricidade suficiente para atender Ribeirão Preto por 15 dias.
A mudança de horário não deve prejudicar o comércio, segundo empresários do setor.
“As vendas de sucos devem aumentar, já que o clima quente deve durar até as 18h”, diz Valdir de Almeida, de lanchonete no Centro.
“O único problema é que fechamos às 18h e, com o horário de verão, pode ocorrer de consumidores ficarem no estabelecimento”, emenda.
“Será ótimo para vender mais sorvetes”, comenta José Gomes, que vende picolés e sorvetes também na área central de Ribeirão Preto.
Programa reduz o consumo nas horas de pico
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia, o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional (SIN) no período de ponta.
Isso é possível, segundo o ONS, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em uma hora.
O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante é reduzido após as 18 horas.
|
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário