A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul inaugura na terça-feira (3 de julho), às 19h30, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo a exposição “Poemadilhos”, da videomaker e jornalista Jamille Fortunato. A entrada é franca.
“Poemadilhos” apresenta em torno de 50 poemas trocadilhados, com poesia visual, concreta, cômica e irreverente, inspiradas na hermenêutica subliminar das palavras entre si e por si só. Um verdadeiro jogo lúdico de palavras. Em sua maioria, os Poemadilhos (poema + trocadilhos) são poemas visuais, para serem vistos e não recitados. Por isso a necessidade de explorar diversos formatos para representá-los.
A exposição abre uma campanha que será lançada em Campo Grande por Jamille Fortunato e parcerias: espalhar poesia não somente em uma galeria de arte, mas também, pelas ruas, através do stencil, lambe–lambe e grafite. O nome do movimento é “Neste Campo Grande Cabe Poesia”.
A idéia conta com a parceria do Espaço Imaginário, Imaginário Maracangalha, Coletivo Kombi’s, Touché Camisetas e demais interessados, que produzirão conjuntamente os stencils e lambe-lambes e posteriormente sairão pelas ruas, espalhando poesias nos espaços públicos autorizados.
“O objetivo é que em cada encontro produzam-se materiais poéticos de artistas diferentes, até que o projeto ganhe vida própria e possa caminhar sozinho. É um desejo/ambição de transformar em costume a leitura e feitura de poesias pelas ruas de Campão”, explica a artista.
Jamille Fortunato nasceu em Salvador (BA), é videomaker, arte-educadora e produtora audiovisual formada em Jornalismo na Bahia e especializada em Cinema, Arte Urbana e Escrita Dramatúrgica em Buenos Aires, na Argentina. Desde 2003 vem trabalhando com Cinema, Televisão, Documentários, Publicidades, Video-clipes, Curtas e Longas Metragens (Capitães da Areia, Quincas Berro d’água…), além de produções independentes e experimentais.
Atualmente é sócia-diretora da empresa “Tenda dos Milagres Produções Artísticas” juntamente com Cecilia Amado (RJ) e Lara Belov (BA), onde desenvolvem uma série de Projetos Audiovisuais pelo Brasil. Além disso, Jamille atua como arte-educadora no Projeto “Memórias do Futuro” do Espaço Imaginário em Campo Grande (MS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário